A instalação de equipamentos de prevenção e combate a incêndios e pânico é obrigatória para o alvará de segurança em eventos temporários (Atestado de Regularidade).
É com esse alvará, emitido pelo Corpo de Bombeiros, que o evento tem a permissão para acontecer e, portanto, receber público.
Neste artigo completo e atualizado, vamos detalhar quais itens devem constar nos projeto de segurança contra incêndio e pânico que antecede o Atestado de Regularidade.
Mas antes, vamos precisamos contextualizar o que são eventos temporários.
O que são eventos temporários?
Eventos temporários é a promoção de algum entretenimento que em que haja concentração de pessoas, em uma área preparada ou fixamente voltada para essas atividades.
Os exemplo de eventos temporários mais comuns são: shows de música, feiras, formaturas, festivais, congressos e comemorações.
Os eventos temporários podem acontecer em locais abertos, cobertos, ginásios, estádios ou em edificações próprias para o tipo, como casa noturnas, centros de eventos ou até estruturas provisórias construídas especificamente.
De uma forma ou de outra, para cada ocasião, é obrigatório a elaboração de projetos contra incêndio e pânico para atestar a segurança em eventos temporários e, assim, obter a liberação das autoridades de segurança.
A seguir, vamos detalhar os itens de segurança que são obrigatórios.
Segurança em eventos temporários: quais equipamentos são obrigatórios?
Os eventos temporários com área construída igual ou acima de 250m² ou com controle de público, mediante qualquer sistema de contagem (nesse caso, independente de área construída), são obrigados a apresentar nos projetos e instalar:
Extintores
Os extintores devem ser instalados no caminhamento máximo de 15 metros
Detecção e alarme
Os sistemas de detecção de princípio de incêndio devem ser instalados quando a área do evento for igual ou superior a 1.500m² nas áreas privativas como depósitos, restaurantes, camarins, salão de convenções, boates e auditórios.
Iluminação de emergência
O sistema de iluminação de emergência deve ser autônomo, com potência de 15w e autonomia de pelo menos uma hora. Esse sistema orienta a saída das pessoas em caso de pouca visibilidade devido à fumaça.
Precisa de um projeto de segurança para seu evento?
A GT Fire é uma empresa referência na elaboração de projetos contra incêndio e pânico. São vários os clientes que tiveram o Atestado de Regularidade perante o Corpo de Bombeiros.
Os projetos contra incêndio e pânico são destinados a todo tipo de imóvel. Mas para cada documento, a finalidade e o tamanho da edificação é considerada para a elaboração de um projeto específico.
Clique aqui e peça seu orçamento rápido e fácil. Ou aqui para falar diretamente com a gente.