O corrimão é um item indispensável de acessibilidade para qualquer tipo de imóvel que tenha escada ou rampas. Portanto o equipamento vale para residências ou empreendimentos do tipo comercial.

O mainel, como o corrimão é tecnicamente é chamado, é um apoio lateral geralmente de madeira, metal, aço, mármore, ferro ou outros materiais.

Os corrimãos também são instalados em corredores. Dessa forma, servem de apoio para todos os públicos que sobem os descem dos andares das edificações.

As normas para instalação do corrimão são regidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, através da NBR 9050 que trata da Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

O texto foi reeditado e republicado em 2020. Confira o novos detalhes referente aos corrimãos a seguir, para ter um imóvel seguro e atendendo os quesitos de acessibilidade sobre esse item.

Qual a altura correta do corrimão?

O corrimão deve ser instalado em escadas e rampas a 0,92 m e 0,70 m do piso, medidas da face superior até o bocel ou quina do degrau ou do patamar, considerando a inclinação da rampa.

Os corrimãos devem ser contínuos, sem interrupções. Devendo se prolongar por pelo menos 30 cm nas extremidades, com acabamento recurvado.

Outro detalhe a ser levado em consideração, é que a distância do corrimão em relação à parede deve ser de 4 cm no ambiente interno e 10 cm para os externos.

Corrimãos em escadas.
Corrimãos em rampas.

Quando devo instalar o corrimão intermediário?

As autoridades de segurança exigem que escadas ou rampas com largura igual ou superior a 2,40 m tenham corrimão intermediário. Esses itens apenas devem ser interrompidos quando o comprimento do patamar for superior a 1,40 m, garantindo o espaçamento mínimo de 0,80 m entre o término de um segmento e o início do seguinte.

Escadas ou rampas com largura igual ou superior a 2,40 m devem ter corrimão intermediário | Foto: Google

Corrimão deve ser livre de obstruções

O corrimão deve ser livre de obstrução em toda sua extensão. O formato deve ser confortável e sem arestas que possivelmente machuquem ou dificultem a acessibilidade das pessoas.

Anel de sinalização do corrimão

O anel de sinalização de corrimão ajuda e muito a vida de pessoas com deficiência. O item tem como objetivo informar ao portador de deficiência visual sobre o início e término de uma escada ou uma rampa de acesso.

Especialistas em prevenção de acidentes que devem ser consultados

Os corrimãos são instalados pelos responsáveis pela obra (pedreiros ou engenheiros), mas também de acordo com arquitetos ou designers.

Para tantos, porém, a segurança e acessibilidade são os pontos essenciais. Por isso as instalações devem atender os padrões de prevenção aos riscos para promover a segurança necessária das autoridades.

A empresa GT Fire tem uma equipe especialista em prevenção a acidentes e elaboração de projetos a serem apresentados juntos às autoridades de segurança para o alvará de funcionamento das edificações. Fala com a gente agora que vamos te ajudar no seu projeto.

Artigo escrito por Junior Aguiar – GT Fire