O corrimão é um item de grande importância no que se refere à prevenção de acidentes. É apoiando as mãos nele que as pessoas podem subir ou descer as escadas com chances mínimas de queda. Além disso, em situações de incêndio, esse item orienta a evacuação até a saída de emergência da edificação, uma vez que a fumaça pode diminuir a visibilidade das pessoas. No entanto, para que o corrimão seja eficaz, é necessário com sua instalação atenda a normas técnicas como altura e distância da parede.
Essas instruções são previstas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através da NBR 9050 que versa sobre Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
Qual a altura correta do corrimão?
O corrimão deve ter uma altura entre 75cm e 85cm, medindo da ponta do degrau acabado até o seu topo.
Qual a distância correta do corrimão?
A distância da parede até a face interna do tudo do corrimão deve ser de até, sendo a projeção total até a caixa de escada em 10cm, sem comprometer a largura da escada.
Corrimão deve ser contínuo
O corrimão deve ser contínuo. Ou seja, sem interrupções. Devendo ainda se prolongar por pelo menos 30 cm nas extremidades, com acabamento recurvado.
Item de sinalização do corrimão
É importante que o corrimão tenha anéis de sinalização para orientar pessoas com limitações de visão.
Corpo de Bombeiros exige cumprimento dessas regras
A instalação correta de corrimão, conforme detalhado acima, é uma exigência obrigatória para que o Corpo de Bombeiros conceda o Atestado de Regularidade da edificação.
As dimensões do item, assim como outros que se referem à prevenção e combate a incêndio e pânico, devem ser detalhados em um projeto de segurança contra incêndio e pânico e depois apresentados às autoridades. Após a aprovação do documento, cada equipamento deve ser devidamente instalado.
Só estão isentos de projetos de segurança contra incêndio e pânico, as unidades unifamiliares ou edificações com menos de 750 metros quadrados.