Para regularizar o estabelecimento comercial é necessário a instalação de equipamentos de segurança contra incêndio e pânico, e acessibilidade.

Mas essa talvez não seja uma tarefa fácil para alguns administradores de edificações devido à falta de instrução necessária.

Por isso, trazemos neste artigo algumas dicas básicas para regularizar o estabelecimento junto ao Corpo de Bombeiros e evitar multas.

E mais abaixo disponibilizamos um e-book gratuito com todos os detalhes de forma técnica, mas com linguagem simples, sobre como regularizar o imóvel.

Mas antes, precisamos entender sobre a obrigatoriedade de toda essa questão.

Regularização dos imóveis é tratada pelo Corpo de Bombeiros

Em Pernambuco, a lei 11.186/94 define os critérios de segurança contra incêndio e pânico para edificações.

Já o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Coscip-PE) é o decreto que regulamenta essa Lei.

Além de atender a lei, a instalação dos equipamentos deve ser coerente com as Normas da Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT).

Vale lembrar ainda que quando falamos na obrigação da regularização dos imóveis contra incêndio e pânico, estamos falando de edificações a partir de 750m² de área construída ou se for um local destinado ao controle de público.

Saiba mais sobre a obrigação dos projetos de incêndio neste link.

Mesmo se tratando de uma legislação de cerca de trinta anos, a maioria das pessoas não sabe de sua existência e importância.

Portanto, vamos agora para as cinco dicas básicas de como regularizar o imóvel e evitar multas.

projeto contra incêndio para regularizar o estabelecimento
Projeto contra incêndio e pânico aprovado | Foto: Junior Aguiar – equipe GT Fire

1. Lixo nas escadas de emergência

O lixo no hall das escadas acontece com maior frequência em condomínios residenciais. Devemos alertar que definitivamente é proibido a presença de lixo, latas de lixo ou qualquer outro objeto nos halls das escadas.

A alternativa é que a manutenção do prédio faça a coleta batendo na porta dos apartamentos ou escritórios em horários programados.

Outra dica é deixar à disposição baldes de lixo nas áreas de garagem. Mas sem atrapalhar as rotas de fuga, extintores ou hidrantes.

Ou se preferir ainda, orientar a todos sobre deixar o lixo nas edículas, que são áreas externas construídas para o armazenamento do lixo e coleta externa.

Veja outros detalhes em: Como solucionar o problema do lixo em ambientes comuns.

balde de lixo na garagem
Balde de lixo na garagem é alternativa para evitar transtornos | Junior Aguiar – equipe GT Fire

2. Corrimão e guarda corpo

Uma das exigências mais comuns do Coscip para o obtenção do Atestado de Regularidade são as medidas de instalação do corrimão em escadas e rampas e o guarda corpo.

O corrimão deve ser instalado em escadas e rampas a 0,92 m e 0,70 m do piso, medidas da face superior até o bocel ou quina do degrau ou do patamar, considerando a inclinação da rampa.

Os corrimãos devem ser contínuos, sem interrupções. Devendo se prolongar por pelo menos 30 cm nas extremidades, com acabamento recurvado.

Outro detalhe a ser levado em consideração, é que a distância do corrimão em relação à parede deve ser de 4 cm no ambiente interno e 10 cm para os externos.

Já de acordo com as Normas Brasileiras, o corrimão deve ser instalado de 75cm a 85cm da ponta do degrau ao topo, sendo uma distância de no mínimo 4cm da parede. A espessura do cano deve ser de 6cm e deve projetar-se para dentro da escada por no máximo 10 cm.

Em relação ao guarda corpo, a altura mínima exigida é de 1,10m, sendo que os espaços do meio da com longarinas que tenham distância entre si de até 25 cm.

Veja outros detalhes específicos sobre instalação de corrimão aqui.

instalação correta do corrimão para regularizar o estabelecimento
Corrimão contínuo | Foto: Junior Aguiar – equipe GT Fire

3. Portas corta-fogo

As portas corta-fogo, como seu próprio nome sugere, serve para evitar a proliferação do fogo e da fumaça.

São elas que dão acesso às escadas e outras rotas de fuga. Por isso, de acordo com as normas de segurança, devem estar sempre sinalizadas. E também fechadas, porém jamais trancadas.

Os componentes da porta corta-fogo são específicos. Desde a pintura até as molas que as mantém fechadas.

Veja outros detalhes de como realizar a manutenção das portas corta-fogo aqui.

porta corta fogo
Porta corta fogo devidamente sinalizada | Foto: Junior Aguiar – equipe GT Fire

4. Bomba de incêndio

A bomba de combate a incêndio é essencial para pressurizar os sistemas de hidrante e chuveiros automáticos.

Sua instalação deve ser de forma para que seja acionada automaticamente em caso de principio de incêndio. A manutenção periódica também é importante para regularizar o estabelecimento.

bombas para combate a incêndio
Bomba d’água que alimenta chuveiros automáticos e hidrantes | Foto: Junior Aguiar – equipe GT Fire

5. Iluminação de emergência

A iluminação de emergência faz parte de um sistema que tem por objetivo orientar os ocupantes das edificações quando a localização dos equipamentos de combate a incêndio e saídas de emergência.

A maioria desses sistemas são alimentados por centrais instaladas no próprio imóvel. Essas centrais também devem ser submetidas à manutenção períodicas.

Saiba outros detalhes sobre sistemas de sinalização aqui.

Iluminação de emergência deve indicar a saída mais próxima | Foto: Junior Aguiar – equipe GT Fire

Baixe e-book gratuito para regularizar o estabelecimento que você administra

Para ajudar a regularizar o estabelecimento que está sob sua administração, nós da GT Fire disponibilizamos gratuitamente AQUI um e-book completo com as normas técnicas e como fazer a instalação de cada um desses equipamentos de segurança citados.

Esperamos contribuir para a segurança do seu imóvel.