Observar e investigar os possíveis riscos de acidentes presentes num determinado ambiente. Basicamente é isso que que os profissionais de segurança chamam de Análise de Preliminar de Riscos (APR).

A Análise Preliminar de Riscos minimiza as ameaças presentes, por isso deve ser feita minuciosamente nas edificações, obras, equipamentos a serem utilizados num determinado trabalho e no ambiente que envolva um evento temporário.

Todo empregador ou empregado deve ser responsável pela sua segurança e de seus colegas de serviço. Os riscos que ameaçam a saúde ou até mesmo a vida tem que ser identificado, e assim, controlado.

Boa parte dos acidentes que poderiam ser evitados em nossa volta, é ocasionado devido à falta de atenção ou simplesmente negligência. Portanto, a APR surge como uma checagem sistemática completa para tomada de ações de prevenção e eliminação dos riscos em todos os segmentos de trabalho.

Quem são os responsáveis pela Análise Preliminar de Riscos num ambiente de trabalho?

A Análise Preliminar de Riscos deve ser responsabilidade do técnico de Segurança do Trabalho e de todos os demais trabalhadores envolvidos naquele determinado trabalho.

Os técnicos de Segurança do Trabalho têm em sua formação as informações de como fazer uma checagem sistemática de todo o contexto do ambiente de trabalho afim de evitar acidentes.

Já os demais profissionais envolvidos, aqueles que vão “colocar a mão na massa”, têm (ou devem ter) a experiência e noção dos detalhes envolvidos em cada processo de ação.

Nessa união de profissionais, a Análise Preliminar de Riscos se torna eficaz!

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Diferença entre APR e Plano de Emergência

A Análise Preliminar de Riscos e um Plano de Emergência têm em comum um só objetivo: a segurança das pessoas.

Enquanto que APR basicamente é examinar o ambiente e contexto de um ambiente de trabalho, para que medidas de eliminação e prevenção a acidentes sejam tomadas, o Plano de Emergência é um documento em que se detalha os riscos de incêndio e os procedimentos básicos de emergência em caso de sinistros.

No Plano de Emergência aponta-se a melhor rota de fuga, localização dos equipamentos, hospital mais próximo para o socorro de vítimas, ponto de encontro dos brigadistas de emergência, quem vai ser o líder das ações de salvamento, quem são as pessoas que vão combater o fogo e etc.

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Nós da GT Fire – projetos contra incêndio e pânico, somos uma empresa de consultoria, ministradora de cursos de qualificação profissional em segurança como Atendimento Pré-Hospitalar e Brigada de Emergência e demais atualizações; e na elaboração das documentações necessárias para o Atestado de Regularidade de sua edificação, obra ou evento temporário.

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