Somos brasileiros e adoramos futebol. Por isso, na Copa do Mundo, a cada jogo da seleção brasileira, o país praticamente inteiro torce e vibra. É um bom momento para reunir os amigos e familiares em casa, bares, restaurantes ou estabelecimentos afins. Mas, como em toda festa e reunião de público que envolve grandes emoções e bebidas alcoólicas, é necessário alguns cuidados para evitar acidentes.

Nós da GT Fire – projetos contra incêndio e pânico temos a segurança das pessoas como a nossa principal meta em todas as ações. Por isso, resolvemos separar algumas dicas de prevenção a acidentes durante as festividades que envolvem a Copa do Mundo e outros eventos esportivos dos quais é comum a reunião de pessoas. As instruções também servem para outros momentos junto com amigos e familiares.

Não sobrecarregue tomadas

Jamais use uma mesma tomada para ligar vários aparelhos eletrônicos, como televisão, som, computador, retroprojetor e jogo de luz. Essa aglomeração de equipamentos pode causar sobrecarga, um excesso de corrente, favorecendo um incêndio.

A instrução é usar extensões elétricas em linha e com fusíveis para ligar esses aparelhos, e assim poder assistir aos jogos da Copa sem risco de acidentes que envolva eletricidade. E quando não estiver usando um dos aparelhos, desligue-o da tomada.

Saiu gol da seleção na Copa? Solte fogos de maneira correta

Jamais solte fogos de artifício em lugares fechados, próximo à rede elétrica, de pessoas ou muito menos de animais. Se for soltar, siga rigorosamente as instruções do produto, que geralmente são: acender o pavio na ponta (nunca no meio), e se afastar; rojões e foguetes devem ser colocados na própria base (jamais acionados na mão nem escorados ou dentro de objetos que podem se mover e direcionar as bombas contra alguma pessoa); em caso de falha do dispositivo, dê um tempo razoável para recolhê-lo e, em seguida, jogue em um balde com água (Jamais tente reacender) e descarte-o.

Lembrando ainda que apenas maiores de 18 anos podem manusear fogos de artifício. No caso de produtos infantis, como estalinhos, oriente as crianças de como usá-los e fique supervisione a brincadeira. Também não beba bebida alcoólica ao manusear os dispositivos.

Acenda churrasqueiras com produtos especializados

As churrasqueiras estão presentes em boa parte de qualquer festa que o brasileiro promove. E na Copa do Mundo não poderia ser diferente. Para evitar acidente ao tentar fazer o fogo, a dica é usar um acendedor apropriado para churrasqueira.

Jamais use álcool ou gasolina para causar a combustão. O ideal é acender a churrasqueira com papel e óleo de cozinha queimado, pois se trata de um combustível com menor capacidade de inflamabilidade. Ah, e evite ingerir bebida alcóolica antes de acender.

Eventos de transmissão da Copa precisa de autorização dos Bombeiros

As estruturas montadas para exibição dos jogos da Copa, com objetivo de reunir grandes públicos, precisam do Atestado de Regularidade do Corpo de Bombeiros Militar.

De acordo com as normas de segurança obrigatórias, todo evento temporário com área construída igual ou acima de 250m² ou com controle de público, mediante qualquer sistema de contagem, são obrigados a apresentar projetos contra incêndio e pânico, apontando os sistemas e equipamentos de prevenção e combate a sinistros, como: extintores, alarmes de incêndio, placas de sinalização e iluminação de emergência.

Como elaborar um projeto de segurança contra incêndio e pânico?

GT Fire é uma empresa referência na elaboração de projetos contra incêndio e pânico em Pernambuco. São anos de mercado, garantindo a regularização de estabelecimentos comerciais, de condomínios e de eventos comerciais junto ao Corpo de bombeiros. Clique aqui e peça seu orçamento rápido e fácil.