O hidrante de uma edificação é responsável pelo fornecimento de água por pressão capaz de combater um incêndio relativamente alto. Esse sistema de combate às chamas é formado por um reservatório com uma ou mais saídas, passando por válvulas que controlam o fluxo da água, além de adaptadores e tampões, até chegar nas mangueiras de incêndio das quais são armazenadas em caixas de acessórios distribuídas pelas áreas comuns do imóvel.

Quando o imóvel deve ter hidrante?

Conforme previsto pelas Leis e Normas de segurança contra incêndio e pânico, o sistema de hidrante deve ser instalado em toda edificação que tenha mais do que 750m² de área construída.

Mas, como em vários outros itens dos Códigos de Segurança Contra Incêndio dos estados brasileiros, existem exceções à determinadas regras.

As exceções para instalação de sistema de hidrante versam sobre escolas, condomínios residenciais e edificações de moradia de longo prazo (pensionatos, conventos, por exemplo). Mesmo se esses estabelecimentos forem acima 750m² de área construída, porém tenha menos de 4 pavimentos e menos de 14 metros de altura, a instalação do hidrante não é obrigatória.

Como deve ser feito a distribuição do hidrante na edificação?

Todo pavimento de uma edificação deve ter pelo menos uma caixa de hidrante (caixa de acessórios). Cada caixa, deve ter no mínimo 15 metros de lance de mangueira e no máximo 30 metros, sendo que cada lance tem no máximo 15 metros. Portanto, cada caixa deve ter até dois lances de mangueira.

Porém, se a soma dos dois lances não forem suficientes para atender o pavimento, outra caixa de hidrante deve ser instalada seguindo a mesma regra: até duas mangueiras de 15 metros.

Para considerar que o sistema de hidrante tem efeito de cobertura do pavimento, é necessário que os lances de mangueira sejam totalmente estirados e alcance o ponto mais distante do pavimento, a partir da caixa, considerando possíveis obstáculos como mobílias e vasos de planta.

Outras instruções para saber se o sistema de hidrante está ok

Além do tamanho das mangueiras para que se entenda que a cobertura do hidrante está dentro dos conformes, é necessário avaliar se a caixa de acessórios está em condições corretas: sem obstruções e jamais trancada; e se há presença de esguicho e chave de mangueira. Esses acessórios servem para fazer ajustes, acoplamento ou o desacoplamento, além de controlar o fluxo da água na hora de combater o fogo.

É importante verificar se as bombas d’água que alimentam o hidrante também estão funcionando corretamente. As bombas devem ser instaladas quando o reservatório for subterrâneo ou na superfície. Se o reservatório for elevado, os técnicos devem verificar se a vazão e pressão estejam suficientes.

Quem deve manusear o hidrante?

Toda empresa com mais de 20 colaboradores precisa ter uma Brigada de Emergência. Os brigadistas formam um grupo pessoas de dentro da organização, treinadas e capacitadas, para para realizar ações de combate a princípio de incêndio com o manuseio de equipamento como extintores adequados para o material em combustão e hidrante, além de orientar na evacuação das demais pessoas e agir com atendimento pré-hospitalar.

Portanto, toda companhia deve providenciar o treinamento de um grupo de funcionários que, além de outras técnicas, terão a expertise em manobrar o hidrante, combatendo o incêndio ou auxiliando o Corpo de Bombeiros, com o objetivo de salvar vidas, o bem patrimonial da empresa e o meio ambiente.

Consultoria completa em projetos de segurança contra incêndio e pânico e formação de Brigada de Emergência

O hidrante é apenas um dos sistemas de combate a incêndio que deve ser instalado numa edificação. São exemplos de outros equipamentos: os chuveiros automáticos (splinkers), alarmes, placas de sinalização, rotas de fuga, central de gás, entre outros.

Para saber se seu negócio precisa de um, de mais de um ou de todos os sistemas e equipamentos de prevenção e combate a incêndio possíveis, é importante que uma consultoria especializada em projeto de segurança contra incêndio e pânico seja contratada.

Nós da GT Fire, somos uma empresa com anos de tradição no mercado de elaboração de projetos contra incêndio e pânico em Recife e região. Nosso time é composto por engenheiros de segurança experientes e instrutores da mais alta capacidade em formação de brigadistas de emergência.

CLIQUE AQUI e fale com a gente agora de forma rápida e direta.