O sistema de distribuição de gás por tubulações é seguro e tem sido cada mais utilizado em imóveis como condomínios, edificações empresarias ou comerciais, e até em residências comuns.

Em se tratando especificamente de GLP – conhecido como gás de cozinha – é obrigatório o armazenamento em cilindros em uma uma área específica da edificação.

Essa área deve constar nos projetos de segurança contra incêndio, elaborados por empresas especialistas no assunto como a GT Fire, para que receba o Atestado de Regularidade do Corpo de Bombeiros Militar.

Ou seja, só assim as autoridades de segurança do seu Estado atestam a segurabilidade do imóvel e liberam o funcionamento.

A “central de gás” é o nome mais comum do sistema de distribuição de gás. A Norma Técnica 13.523/17 que versa sobre a instalação, trata ainda dos acessórios a serem instalados, a distância e quando é obrigatório.

Quando o sistema de distribuição de gás é obrigatório?

A obrigação da instalação de central de gás consta nos Códigos de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Coscip) de cada Estado. Em Pernambuco, o artigo 241 do Coscip versa basicamente sobre 4 situações.

1. Quando a utilização de gás é superior a 45 quilos

Todo imóvel cuja finalidade necessita de uso de gás a partir de 45 quilos é obrigatório a instalação de central de gás.

2. Residenciais a partir de 20 metros de altura

Toda edificação com finalidade residencial, cuja altura é a partir de 20 metros, ou com 8 pavimentos, deve apresentar o sistema de distribuição de gás no projeto de segurança contra incêndio e pânico.

3. Imóveis comerciais a partir de 500,0 m²

Os hotéis, restaurantes, panificadoras e estabelecimentos congêneres, com no mínimo 500,0m² de área construída devem apresentar central de gás.

4. Imóveis a partir de 750,0 m²

Os hospitais, clínicas, escolas e estabelecimentos congêneres, com área construída superior a 750,0 m² também são obrigatórios a construir sistema de distribuição de gás.

Como a central de gás deve ser construída

Basicamente, a central de gás deve ser construído a partir de um espaço em alvenaria ou concreto
armado, com pé direito mínimo de 1,90m, dotados de teto em concreto armado, e com portas metálicas de tela ou grade.

Veja na imagem a seguir as demais medidas de distância ao instalar a central de gás.

Medidas de instalação do sistema de distribuição de gás

Você pode se interessar também:

Como regularizar seu imóvel com o sistema de distribuição de gás e outros equipamentos de segurança

A GT Fire é uma empresa referência na elaboração de projetos de segurança contra incêndio e pânico.

A depender do tipo e finalidade do seu imóvel, uma equipe de especialistas em engenharia de segurança cria seu projeto adequado com garantia de aprovação junto ao Corpo de Bombeiros.

Clica aqui e faça seu orçamento. Ou aqui para falar diretamente com a gente.

Artigo: Junior Aguiar – Jornalista DRT 5542/PE