O lixo em ambientes comuns descartado de forma irregular, além de causar transtornos e confusões, pode ser um potencial risco à vida. Não é exagero. Entenda:

Imagine que num momento de evacuação imediata, as portas, halls ou outras rotas de acesso às escadas e saídas estejam bloqueadas com lixo nessas áreas comuns.

Além disso, papeis, plásticos e outros materiais inflamáveis, se não armazenados adequadamente, favorecem a proliferação do fogo em caso de um princípio de incêndio.

Por isso, a regra do corpo de bombeiros é: lixeiras não podem ficar em hall dos apartamentos nem em escadas.

Aliás, nada pode ficar guardado nesses espaços.

Lixo não deve ser colocado na porta. Veja dicas

Quer evitar multas, riscos à vida e outros transtornos? Nunca, jamais, coloque qualquer tipo de resíduo na porta do apartamento ou do escritório.

Os especialistas em administração de edifícios têm sugerido que se aguarde a visita de um funcionários para buscar o lixo, tanto no apartamento quanto no escritório.

Para os casos em que a pessoa perca o horário dessa coleta interna, a sugestão é que sejam instalados baldes de lixo nas garagens ou se busque as tradicionais edículas.

As edículas são os espaços construídos para o armazenamento do lixo para a coleta externa. Geralmente localizados próximos à portaria. O tamanho do espaço varia de acordo com o número de moradores.

No Recife, a Lei Ordinária 16.292 que regula as atividades de edificações, define edícula como “edificação complementar afastada da edificação principal, existente no mesmo terreno sem elementos de ligação com a mesma”.

Como armazenar o lixo de forma correta nos ambientes de uso comum

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é foto-6.jpg
Foto: Google | Coleta seletiva não é obrigatória, mas pode ser implementada pela administração do imóvel

O descarte de resíduos de forma correta, para que não seja colocado em ambientes comuns, é simples de fazer. Veja alguns exemplos de como fazer isso e ter um ambiente agradável.

  • Ter o local certo para descarte específico: orgânico, recicláveis, entre outros
  • Definir e sinalizar o local de descarte de resíduos correto
  • Conscientizar os condôminos quanto ao descarte
  • Orientar os funcionários

Além de gerar punição ao morador, a depender da regra do condomínio, o descarte de lixo irregular em ambientes comuns pode atrapalhar a vida principalmente de pessoas idosas ou pessoas com deficiências.

A destinação correta do lixo em ambiente de uso comum é fundamental para manter o local agradável, saudável e seguro aos moradores e visitantes.

A GT Fire tem a solução para você

O imóvel que você administra tem boas práticas em relação descarte do lixo e outras questões de convívio e segurança? Evite situações desagradáveis!

A multa aos empreendimentos que não atenderem às normas de prevenção e combate a incêndio pode chegar a R$ 265 mil.

A GT Fire que é especialista em prevenção a acidentes pode te orientar sobre isso e muito mais. Fala com a gente agora.

Artigo escrito por Junior Aguiar