O módulo de resgate é uma área que deve ser devidamente sinalizada nas rotas de fuga de um edifício. São nessas áreas que pessoas com necessidades especiais (principalmente usuário de cadeira de rodas) devem aguardar o socorro das equipes de salvamento (Corpo de Bombeiros ou Brigada de Emergência da edificação), em caso de situações de emergência.

Para configurar um módulo de resgate, a área deve ter entre 120m por 90cm e ser sinalizada com a placa de cadeirante, padrão universal, de acordo com que é estabelecido pela Norma Regulamentadora nº 13434 da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

O módulo de resgate tem que ser instalado de forma que não comprometa a circulação na unidade de passagem da escada, que é a principal rota de fuga da edificação. É por meio dela em que devem ser feitos os resgates dos ocupantes da edificação que se encontra em situação de incêndio.

Na imagem abaixo, trazemos com detalhes as formas de instalação de módulos de resgate nos edifícios, de acordo com as exigências das Normas Técnicas e Corpo de Bombeiros Militar para emissão de Atestado de Regularidade.

 

Como deve ser instalado um módulo de resgate em um edifício:

módulo de resgate

Perceba que o módulo de resgate pode ser instalado tanto na antecâmara como na própria área de escada, contanto que não atrapalhe o fluxo da rota de fuga da escada.

módulo de resgate 2

Precisando de projeto de segurança contra incêndio e pânico na sua edificação?

A GT Fire é uma empresa de Pernambuco especializada na elaboração de projetos de acessibilidade para usuário de cadeira de rodas e segurança contra incêndio e pânico.

São nesses projetos que nossos capacitados engenheiros de segurança apontam onde ou como os equipamentos de prevenção e combate a incêndios devem ser instalados. O serviço atende tanto para edificações que ainda serão construídas, quanto para os edifícios já prontos e que precisam do Atestado de Regularidade do Corpo de Bombeiros.

Também realizamos consultoria sobre os mais diversos assuntos para tornar seu edifício adequado às normas de segurança, a exemplo de como armazenar e recolher o lixo de forma correta, manutenção de elevador, formação de Brigada e de Emergência, além de outros cursos e palestras para síndicos e funcionários da edificação.

Clique aqui e fale com a gente para tirar outras dúvidas diretamente com a nossa equipe.