A manutenção dos elevadores deve ser algo comum a ser adotada pela administração do imóvel que tenham esses equipamentos de transporte, seja ele comercial ou residencial.

De acordo com especialistas em segurança, esse serviço deve ser feito por empresas especializadas rigorosamente todos os meses.

Na avaliação, o técnico atua desde a casa de máquinas dos elevadores até nesses equipamentos em si. Observa e se antecipa a possíveis futuros problemas nas peças e componentes do mecanismo dos elevadores e se antecipa às panes ou falhas.

Neste artigo completo, nós da GT Fire trazemos os detalhes sobre a manutenção dos elevadores e o que diz às Leis para evitar transtornos, pânico e riscos à vida. Confira.

Anotação de Responsabilidade Técnica e a manutenção dos elevadores

A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é um dos documentos exigidos pelo Corpo de Bombeiros para atestar a segurança dos imóveis.

Essa obrigatoriedade é baseada na Lei nº 6.496/77 que versa sobre a prestação de serviços de engenharia, de arquitetura e agronomia; autoriza a criação, pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CONFEA, de uma Mútua de Assistência Profissional.

A ART define os responsáveis técnicos pelo desenvolvimento de atividade técnica no âmbito dessas profissões e o desempenho da função para a qual sejam necessários habilitação legal e conhecimentos técnicos.

Ou seja, no caso da manutenção dos elevadores, apensas profissionais especializados devem ser acionados. Além disso, são capazes de atestar a segurança dos equipamentos.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas define como deve ser o procedimentos desses profissionais em manutenção de elevadores através da NBR16083/2012.

O técnico atua a partir a casa de máquinas dos elevadores | Foto: Junior Aguiar

Elevadores: modernidade é sinônimo de segurança

Com o passar do tempo, a tecnologia do sistema de funcionamento do elevador e até sua aparência de estrutura vai ficando desatualizada.

É comum que elevador antigo demande mais manutenções que o normal. Além disso apresente quebras com frequência, paradas bruscas, dificuldade em encontrar peças de reposição e aumento na conta de energia.

Para resolver essa série de problemas, o ideal é trocar os equipamentos. Isso vai trazer mais segurança, confiança dos usuários e eficiência.

Portanto, elevadores novos são sinônimo de maior disponibilidade de peças para a manutenção, redução do consumo de energia e, cima de tudo, mais segurança nos componentes, como portas, tração, limitador de velocidade e sistema elétrico.

A GT Fire te ajuda na segurança de todo seu imóvel

Para a total segurança do seu imóvel ou do imóvel pelo qual você é responsável é necessário uma série de práticas que devem ser estabelecidas em projeto.

Nós da GT Fire somos especialistas na elaboração de projetos de segurança, como prevenção à acidentes, prevenção à incêndios e acessibilidade. Garantimos o Atestado de Regularidade (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Faça seu orçamento agora ou fala com a gente agora clicando aqui.

Artigo: Junior Aguiar – Jornalista DRT 5542