Os estabelecimentos comerciais de grande ou médio porte, incluindo lojas e semelhantes, devem estar em dia com as normas de segurança contra incêndio e pânico, para evitar multas e interdições. O Alvará do Bombeiro (documento que concede a licença para o funcionamento no que se refere à segurança) só é emitido após a instalação devida de alguns sistemas e equipamentos de prevenção a incidentes com fogo (considerando o tamanho do imóvel, a capacidade de público e o que é comercializado).  Entenda como é o passo a passo desse processo neste artigo completo e atualizado sobre como conseguir o Atestado de Regularidade do Bombeiro para sua loja em Recife e região.

O primeiro passo é elaborar um projeto contra incêndio

O projeto de segurança contra incêndio e pânico é o documento técnico onde se detalha quais sistemas e equipamentos de prevenção e combate a incêndio devem ser instalados no imóvel onde funciona a loja. O documento deve ser elaborado e assinado por um especialista em segurança contra incêndio, após uma detalhada vistoria no imóvel.

São equipamentos e sistemas de prevenção e combate a incêndio:

Importante ressaltar que nem todos esses equipamentos ou sistemas devem ser instalados na sua loja. Como dissemos no início, o que deve ser instalado e o dimensionamento de instalação vai depender do tamanho do imóvel, da capacidade de público e do tipo de produto comercializado. Esses princípios são norteados pelo Código de Segurança Contra Incêndio em cada estado. Em Recife, o direcionamento da elaboração do projeto é baseado pelo Coscip.

Segundo passo é instalar os equipamentos e sistemas na loja

Com o projeto de segurança contra incêndio e pânico devidamente elaborado e aprovado pelo Corpo de Bombeiros, os responsáveis pela loja devem procurar fornecedores especializados para a venda e instalação do que foi inventariado no documento.

Vistoria final: enfim, o último processo para conseguir o alvará de sua loja

Após as instalações dos equipamentos e sistemas de segurança contra incêndio e pânico, o Corpo de Bombeiros realizará uma vistoria para verificar se tudo está em conformidade com o projeto e se os itens estão em condições de funcionamento. Após a aprovação, enfim, será emitido o Atestado de Regularidade do estabelecimento.

Contrate quem entende do assunto e fique tranquilo

Percebeu o quanto a regularização junto ao corpo de bombeiro pode ser complexo, subjetivo e até demorado? É por isso que aconselhamos contratar especialistas no assunto para que possam elaborar o projeto de segurança contra incêndio e se responsabilizar com o restante do processo de emissão do alvará.

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