Para que um edifício esteja dentro das normas de segurança contra incêndio e de acessibilidade, exigidas pelo Corpo de Bombeiros, é importante a distribuição correta de equipamentos de prevenção e combate a princípio de incêndios, como também uma rota de fuga segura. Ou seja, além da presença de extintores, hidrantes, chuveiros automáticos, entre outros; as edificações devem ter escadas, corrimão, porta-fogos e sinalizações corretamente distribuídas e adaptadas para a segurança dos ocupantes em caso de acidentes com fogo, sem depender de elevador.

Em se tratando das escadas, é importante salientar que elas são a principal rota de fuga dos ocupantes dos prédios. Ou seja, é melhor que os elevadores não sejam usados para esse fim. Por isso, para que o edifício obtenha o Atestado de Regularidade (documento emitido que atesta a segurança do local) é obrigatório que se atenda os padrões das Normas Reguladoras (NBR 9050 em se tratando de escada e acessibilidade) e/ou do Corpo de Bombeiros Militar de cada estado (em Pernambuco as exigências são baseadas no Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico – Coscipe).

Veja também

 

Abaixo, vamos elencar 5 instruções que devem ser seguidas e apontadas nos projetos contra incêndio e pânico para se ter uma escada segura.

1. Toda escada deve ter corrimão instalado de forma correta

O corrimão é o que dá estabilidade ao descer e subir a escada e orienta às pessoas nas situações de pouca visibilidade. Então, esses equipamentos devem ser instalados entre 75cm e 85cm de seu topo até o piso já acabado.

Os corrimãos devem ser contínuos, sem interrupções, devendo se prolongar por pelo menos 30 cm nas extremidades, com acabamento recurvado.

Outro detalhe a ser levado em consideração, é que a distância do corrimão em relação à parede deve ser de 4 cm no ambiente interno e 10 cm para os externos.

Confira outros detalhes específicos sobre instalação de corrimão AQUI.

2. Portas corta-fogos devem dar acesso às escadas

As portas corta-fogos, também chamadas de portas de saída de emergência, impendem a passagem do fogo e d fumaça, e devem ser instaladas de forma que seja através dela o acesso às escadas. Portanto, jamais deverão ser trancadas.

As portas corta-fogos devem ser sinalizadas, informando que ali se encontra a escada ou saída de emergência. Clique AQUI para mais informações específicas sobre instalação e manutenção dos componentes da porta corta-fogo de acordo com as normas de segurança.

3. Área de espera para pessoas com deficiência (módulo de resgate)

Os módulos de resgate são áreas de 1,20m por 90cm que devem ser devidamente sinalizadas. Essa é uma área para que pessoas dependentes de cadeiras de rodas aguardem o resgate a ser feito pela escada, uma vez que não é aconselhável que qualquer resgate seja realizado por elevador.

modulo de resgate é a área que antecede a escada

4. Largura ideal de uma escada

A largura da escada depende da finalidade da edificação. A medida pode ser de 90cm para uma unidade unifamiliar, 1,20m para edifícios comerciais e até 2,40m a depender da quantidade de público que circula.

5. Jamais faça do hall da escada um depósito de objetos

Os halls da escada jamais devem ser locais onde de armazenamento de baldes de lixo, bicicletas ou qualquer outra coisa que atrapalhe a passagem das pessoas. Ou seja, esses ambientes devem ser totalmente livres para que o edifício receba a aprovação para o funcionamento.

Como elaborar um projeto de acessibilidade e segurança contra incêndio e pânico

A GT Fire é uma empresa de Pernambuco especializada na elaboração de projetos de acessibilidade e segurança contra incêndio e pânico.

São nesses projetos que nossos engenheiros de segurança apontam onde ou como as escadas, portas corta-fogos, extintores, sistemas de alarmes de segurança, sinalizações de saída de emergência, chuveiros automáticos e demais itens devem ser instalados para que o imóvel ou evento temporário receba o Atestado de Regularidade junto ao Corpo de Bombeiros.

Também realizamos consultoria sobre armazenar e recolher o lixo de forma correta nos edifícios, manutenção de elevador, formação de Brigada e de Emergência, além de outros cursos e palestras para síndicos e funcionários da edificação.

Clique aqui e fale com a gente para tirar outras dúvidas diretamente com a nossa equipe.