O licenciamento urbanístico é um processo essencial para que o estabelecimento comercial tenha a permissão para o funcionamento. A licença ou regularização de um empreendimento, imóvel ou atividade consiste na aprovação da análise dos impactos positivos e negativos do negócio, na qualidade de vida coletiva de quem vive no entorno, considerando os aspectos de adensamento populacional e equipamentos urbanos.

Os pontos analisados no licenciamento urbanístico depende de cada atividade a ser desenvolvida ou já em operação pelo empreendimento em questão. Portanto, o processo de regularização para emissão dos alvarás levará em conta, por exemplo, se o imóvel é de natureza comercial em geral, destinado à moradia, recebimento/atendimento de público, ou ainda que no âmbito de suas atividades emitam ruídos, entre outras características. São exemplos de alguns desses empreendimentos:

  • Shopping Centers
  • Escolas e universidades
  • Condomínios habitacionais
  • Loteamentos
  • Rodovias urbanas
  • Ambientes destinados a shows (casa de festas)
  • Construções que possam causar impacto visual

Todos esses empreendimentos devem ser previamente submetidos a estudo de impactos de acordo com as seguintes Leis Nacionais:

  • Constituição Federal: o artigo 225, § 1º, IV diz que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”
  • Estatuto das Cidades (Lei nº 10.257/2001): o artigo 4º, VI e artigos 36 e 37) regulamenta os artigo 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências.
  • Lei da Política Nacional de Meio Ambiente (nº 6.938/1981): o artigo 8º, II, determina, quando julgar necessário, a realização de estudos das alternativas e das possíveis consequências ambientais de projetos públicos ou privados, requisitando aos órgãos federais, estaduais e municipais, bem como a entidades privadas, as informações indispensáveis ao exame da matéria.

Quem fiscaliza e emite o os alvarás de licenciamento urbanístico?

A fiscalização e a emissão dos alvarás de licenciamento urbanístico são feitas pelas prefeituras. No Recife, cabe a Secretaria de Controle Urbano ser procurada para o processo através do portal eletrônico específico.

De acordo com a Lei local nº 17.982/2014, os estabelecimentos em geral deverão licenciar suas atividades mediante a obtenção do alvará de Localização e Funcionamento Condicionado (validade de 2 anos) ou Definitivo.

Documentos que devem ser emitidos no processo de licenciamento urbanístico

Os principais documentos que compreendem o licenciamento urbanístico são: Memorial Descritivo, Alvará de Funcionamento e Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil. A seguir vamos detalhar cada um deles e em quais situações específicas devem ser emitidos.

Memorial Descritivo

O Memorial Descritivo detalha o que será executado em um estabelecimento ou obra. Nesse documento deve constar informações das estruturas e materiais que estarão presentes na edificação, como instalações elétricas, revestimentos, entre outras, bem como os objetivos, etapas e recomendações.

O memorial descritivo consta na Lei Federal nº 4591/64 que dispõe sobre o condomínio em edificações e as incorporações imobiliárias.

Alvará de funcionamento

O Alvará de Funcionamento, também chamado de Licença de Funcionamento, é destinado a empreendimentos de atividades comerciais em geral, sejam ele de pequeno, médio ou grande portes.

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil (PGRCC)

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil (PGRCC) é um documento que detalha o planejamento, diagnóstico e aquilo que se propõe numa obra. O engenheiro responsável pela construção do empreendimento elabora essa documentação para que o órgão ambiental do município aprove a implantação do empreendimento.

São consideradas na PGRCC: origem, identificação e caracterização dos resíduos gerada na obra; o volume gerado por tipo, em toneladas e as formas de destinação e disposição final existentes.

Outros documentos de licenciamento urbanístico:

  • Projeto de Arquitetura Inicial
  • Legalização, Reforma e Revalidação
  • Alvarás de construção
  • Transferência de propriedade
  • Transferência de responsabilidade técnica
  • Atualização de tributos
  • Viabilidade Redesim

Precisa de ajuda para regularizar seu negócio?

Percebeu o quanto pode ser complexo o processo legal de regularização de um estabelecimento? Mas não se preocupe. Nós da GT Fire estamos há anos no mercado de regularização de imóveis, seja com projetos de segurança contra incêndio e pânico e até na consultoria completa para emissão de alvarás de funcionamento, com a assinatura de técnicos experientes.

Clique aqui e regularize seu estabelecimento ou negócio sem dor de cabeça! Estamos à disposição para atender sua demanda de forma específica e com a garantia de excelência.