O curso de primeiros socorros no trabalho capacita funcionários para prestarem auxílio emergencial técnico à vitimas de acidentes e de problemas de saúde no ambiente de serviço.
Portanto, estando capacitado, o colaborador é capaz de auxiliar e mobilizar um colega vítima de acidente ocupacional ou até mesmo qualquer outra pessoa que esteja na edificação da empresa, de forma imediata.
O treinamento de primeiros socorros no trabalho deve englobar o Atendimento Pré-Hospitalar (APH), e ser ministrado por agentes experientes, que vão passar instruções teóricas e práticas.
A partir disso, os funcionários capacitados no curso de primeiros socorros no trabalho terá a agilidade na tomada de decisões importantes diante de um acidente e conhecimento prévio de medidas de urgência, como melhores vias de evacuação, locomoção e postura adequada à situação de perigo.
Curso de primeiros socorros pode ser feito durante o expediente do trabalho
O ideal é que o treinamento de primeiros socorros seja feito no próprio ambiente de trabalho. E durante o horário de expediente.
A administração deve selecionar quem serão os empregados a serem capacitados e contratar uma empresa séria e experiente no assunto, a exemplo da GT Fire que promove cursos de primeiros socorros e de formação de Brigada de Emergência no Recife.
Ou seja, a equipe é capacitada em primeiros socorros no trabalho dentro do próprio fluxo do expediente.
Esses colaboradores passam a ter uma visão técnica além, que auxilia na preservação da saúde de todos os colegas. Portanto, reduzindo o número de acidentes de trabalho ou os agravos.
O que deve ser ministrado no curso de primeiros socorros no trabalho?
A empresa GT Fire – Projetos contra incêndios e pânico é referência no Recife e Região Metropolitana na elaboração de documentos que garantem o Atestado de Regularidade em segurança dos imóveis.
Também é bastante procurada para promoção de treinamento que capacitam pessoas para promoverem um ambiente de trabalho mais seguro, conforme as mais exigentes normas de segurança e Leis.
São dezoito horas de treinamento no curso de primeiros socorros no trabalho, com práticas de salvamentos como compressões torácicas (massagem cardíaca), a partir da análise primária, como:
- Análise se a vítima está inconsciente
- Abertura vias aéreas
- Checagem de respiração
- Análise de circulação
- Checagem de hemorragias
Na análise secundária, os capacitados aprendem a fazer exame físico detalhado, da cabeça aos pés. Definir os parâmetros de frequência cardíaca e respiratória e até de pressão arterial e temperatura. Além da avaliação das condições das partes do corpo.
Outro ponto importante é a Escala de Glasgow. Esse um método de análise do nível de consciência de uma pessoa após acidentes. Ela é utilizada durante as primeiras 24 horas após o trauma e faz a avaliação baseada em três parâmetros: abertura ocular, resposta motora e resposta verbal.
Curso de assistência Pré-hospitalar no ambiente do trabalho
A técnicas de APH no curso de primeiros socorros no trabalho da GT Fire consistem em 40 horas de instruções completas em:
- Rolamento de vítimas para locomoção e estabilização da região dorsal
- Mobilizações
- Manobra de Heimlich para os casos de asfixia
- Manejo técnico nos casos de traumatismo craniano, ou traumatismo cranioencefálico (TCE) e traumatismo raquimedular (TRM) que são lesões na coluna vertebral, incluindo ou não a medula ou as raízes nervosas.
Fala a gente agora e contrate o melhor curso de primeiros socorros no trabalho no Recife para sua empresa. Ou clique aqui e conheça nossos outros serviços em segurança.
Artigo: Junior Aguiar – Jornalista DRT 5542/PE