Os estabelecimentos comerciais de grande ou médio porte, incluindo lojas e semelhantes, devem estar em dia com as normas de segurança contra incêndio e pânico, para evitar multas e interdições. O Alvará do Bombeiro (documento que concede a licença para o funcionamento no que se refere à segurança) só é emitido após a instalação devida de alguns sistemas e equipamentos de prevenção a incidentes com fogo (considerando o tamanho do imóvel, a capacidade de público e o que é comercializado). Entenda como é o passo a passo desse processo neste artigo completo e atualizado sobre como conseguir o Atestado de Regularidade do Bombeiro para sua loja em Recife e região.
O primeiro passo é elaborar um projeto contra incêndio
O projeto de segurança contra incêndio e pânico é o documento técnico onde se detalha quais sistemas e equipamentos de prevenção e combate a incêndio devem ser instalados no imóvel onde funciona a loja. O documento deve ser elaborado e assinado por um especialista em segurança contra incêndio, após uma detalhada vistoria no imóvel.
São equipamentos e sistemas de prevenção e combate a incêndio:
- extintores
- hidrante
- chuveiros automáticos (sprinklers)
- detectores de fumaça ou de temperatura
- alarmes manuais ou automáticos
- placas de sinalização
- iluminação de emergência
- rotas de fuga
- central de gás.
Importante ressaltar que nem todos esses equipamentos ou sistemas devem ser instalados na sua loja. Como dissemos no início, o que deve ser instalado e o dimensionamento de instalação vai depender do tamanho do imóvel, da capacidade de público e do tipo de produto comercializado. Esses princípios são norteados pelo Código de Segurança Contra Incêndio em cada estado. Em Recife, o direcionamento da elaboração do projeto é baseado pelo Coscip.
Segundo passo é instalar os equipamentos e sistemas na loja
Com o projeto de segurança contra incêndio e pânico devidamente elaborado e aprovado pelo Corpo de Bombeiros, os responsáveis pela loja devem procurar fornecedores especializados para a venda e instalação do que foi inventariado no documento.
Vistoria final: enfim, o último processo para conseguir o alvará de sua loja
Após as instalações dos equipamentos e sistemas de segurança contra incêndio e pânico, o Corpo de Bombeiros realizará uma vistoria para verificar se tudo está em conformidade com o projeto e se os itens estão em condições de funcionamento. Após a aprovação, enfim, será emitido o Atestado de Regularidade do estabelecimento.
Contrate quem entende do assunto e fique tranquilo
Percebeu o quanto a regularização junto ao corpo de bombeiro pode ser complexo, subjetivo e até demorado? É por isso que aconselhamos contratar especialistas no assunto para que possam elaborar o projeto de segurança contra incêndio e se responsabilizar com o restante do processo de emissão do alvará.
A GT Fire é uma empresa de Pernambuco, sediada no Recife, que está há anos nesse ramo, garantido o AVCB/AR dos mais diversos estabelecimentos comerciais ou residenciais da região. Temos uma equipe de Engenharia de Segurança da mais alta capacidade e pronta para atender seu empreendimento a fim de garantir a legalidade do seu negócio.
CLIQUE AQUI e fale com a forma rápida e sem burocracias. Vamos atender sua demanda de forma personalizada e apresentar as soluções necessárias para a legalidade do seu negócio!