O preço, a localização e o conforto são os principais critérios para escolha de um apartamento para morar. Mas, uma outra questão precisa ser levada em consideração, e é o que tem acontecido bastante em Pernambuco, que é sobre a regularização do condomínio junto ao Corpo de Bombeiros Militar, pois se trata da segurança contra incêndio e pânico.

Todo conjunto de moradias, seja uma edificação única ou condomínio residencial, acima de 750m² de área construída ou acima de 4 pavimentos, deve ser regularizado junto ao Corpo de Bombeiros. O processo começa com a elaboração de um projeto de segurança contra incêndio e pânico, no qual são apontados os equipamentos e sistemas de prevenção e combate ao fogo, além das rotas de fuga.

Essas instalações são feitas de acordo com o tamanho dos pavimentos e baseado no Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico de Pernambuco (Coscipe).

Quais são os equipamentos e sistemas contra incêndio que o condomínio deve ter?

Os principais equipamentos e sistemas de prevenção e combate a incêndios que devem estar presentes num condomínio residencial são: extintores, hidrantes (se a edificação tiver mais de 4 pavimentos ou 14 metros de altura), chuveiros automáticos (chamados de sprinklers), alarmes manuais (para edificação acima de 51 metros ou mais que 19 pavimentos), placas de sinalização, escadas com corrimão com portas corta-fogo (para condomínio a partir de 21 metros de altura ou acima de 9 pavimentos), central de gás (quando a edificação tiver mais de 8 pavimentos ou mais de 20 metros de altura) e para-raios (se o prédio tiver mais de 20 metros de altura ou com mais de 1.500m² de área de coberta).

Ao citar esses equipamentos e sistemas, apontando as corretas distribuições, o projeto deve ser encaminhado para avaliação do Corpo do Corpo de Bombeiros. Após a aprovação, o condomínio, então, deve providenciar a instalação desses equipamentos.

Assim, o local estará regularizado e seguro para morar. Portanto, antes de escolher um apartamento para você ou sua família, procure saber se o condomínio apresenta esses equipamentos de segurança e se está regularizado junto às autoridades de Pernambuco.

Dicas para evitar incêndios dentro dos apartamentos

Ainda que existam regras e leis de prevenção a incêndios para os condomínios, é necessário que todo morador ou moradora façam sua parte para evitar sinistros. Afinal, estamos falando de vidas e patrimônio.

Nós da GT Fire – projetos de segurança contra incêndio e pânico, entendemos que existem 4 principais causas de incêndios em casa. São elas:

  1. Falta de manutenção no ar-condicionado e ventiladores
  2. Falta de manutenção na rede elétrica
  3. Sobrecarga nas tomadas
  4. Descuidos na cozinha

1. Verifique as condições de instalações e funcionamentos dos ares condicionados e ventiladores

Os ventiladores e ares-condicionados são aparelhos bastante utilizados principalmente no verão, sendo que o segundo envolve ainda mais corrente de energia elétrica. Portanto, é de extrema importância verificar as condições de instalações desses aparelhos, de preferencia sobre o olhar de quem trabalha com esses equipamentos ou com rede elétrica.

2. Chame o zelador do condomínio ou eletricista de confiança para olhar sua rede elétrica

A rede elétrica dos edifícios vai desde o disjuntor de geral até as simples tomadas, passando pelas caixas de distribuição. Então, é importante a avaliação de um eletricista para definir se os fios, cabos, eletrodutos, disjuntores, tomadas, interruptores, lâmpadas e entre outras peças estão dentro dos conformes.
Os eletrodomésticos também podem denunciar se algo está errado com a rede elétrica. Chame um eletricista se um equipamento queimou ou está esquentando demais.

3. Não sobrecarregue as tomadas

Em tempos em que o home office é comum que muitos aparelhos sejam ligados ao mesmo tempo numa mesma tomada com a utilização de “benjamins” ou “tês” para o trabalho ou estudo.
O uso de benjamins e tês deve ser evitado o máximo possível, sendo indicado apenas para equipamentos de baixa potência como abajures, ventiladores, TVs e jamais em geladeiras, microondas, ar-condicionados, ferros de passar roupa, chapinhas de grande potência.
A dica é usar extensões com interruptor individual, aprovada pelo Inmetro de acordo com a NBR 14.136.

4. Esteja sempre atento na cozinha

Primeiramente fique atento quanto ao vazamento de gás. Se sentir o cheiro do gás, abra as portas e janelas da casa ou apartamento.

Para identificar onde acontece o vazamento de gás, utilize uma esponja molhada com detergente e passe a espuma no cano e no registro do botijão. Se bolhinhas se formarem, então você achou o vazamento. Ajuste melhor a mangueira ou troque-a.

No caso em que o edifício é alimentado por um sistema de gás, é importante que todos os equipamentos de distribuição sejam avaliados.

Além disso, monitore a comida que você está preparando. Não deixe panos ou outros materiais perto do fogo. Quando for utilizar o micro-ondas para esquentar comida, jamais coloque embalagens de isopor, papel filme, vidros, papel ou sacos.

Como elaborar um projeto de segurança contra incêndio e pânico para condomínio em Pernambuco

a GT Fire é uma empresa referência em Pernambuco na elaboração de projeto de segurança contra incêndio e pânico em Pernambuco. Temos uma equipe da mais alta capacidade técnica capaz de atender seu condomínio ou estabelecimento comercial de forma rápida e eficaz, garantindo o Atestado de Regularidade da edificação ou do negócio.

Se sua edificação precisa dessa regularização, clique aqui e fale com a gente agora!