Os extintores de incêndio desempenham um papel fundamental na segurança das escolas e de seus ocupantes. Eles ajudam a conter princípios de incêndios antes que se espalhem e se tornem incontroláveis, dando tempo para evacuar o prédio e chamar os bombeiros.
Além de proteger vidas humanas, os extintores também podem ajudar a proteger a propriedade da escola. Controlar um incêndio rapidamente pode limitar os danos causados pelo fogo e fumaça.
Todas as escolas devem ter extintor de incêndio? Como devem ser instalados?
Todas as escolas devem sim ter extintores de incêndio devidamente abastecidos e dimensionados. Quem regula isso são os Códigos de Segurança contra incêndio e Pânico de cada Estado.
Em Pernambuco, por exemplo, a Lei diz que os extintores devem ser distribuídos de tal forma que a pessoa que esteja no ponto mais distante não percorra mais do que 20 metros para alcançá-lo.
Esta regra é aplicada em praticamente todo o Brasil. Para saber se em sua cidade, por acaso, existe alguma determinação específica diferente, deve-se procurar o Corpo de Bombeiros ou a Prefeitura local.
Apenas os extintores garantem a regularização da escola junto ao Corpo de Bombeiros?
Além dos extintores de incêndios, os Códigos de Segurança contra incêndio e pânico preveem também outros equipamentos e sistemas de prevenção e combate a incêndios.
São exemplo desses equipamentos: hidrantes, sistemas de sinalização, sprinklers, alarmes, porta corta-fogo e central de gás.
No caso de escolas, a presença desses demais itens vai ser baseada de acordo com o tamanho físico da escola e de sua capacidade de ocupantes.
Para saber quais equipamentos e sistemas de proteção devem estar presentes e como devem ser dimensionados na escola, é necessário uma vistoria técnica de uma consultoria especializada em Engenharia de Segurança.
A partir disso, será elaborado um projeto de segurança contra incêndio. Esse projeto deve ser encaminhado para o Corpo de Bombeiros, que irá apreciar e em seguida irá aprová-lo ou pedir readequações.
O projeto aprovado irá apontar como devem ser feitas as instalações dos equipamentos e sistemas de prevenção e combate a incêndios na escola. Após as devidas instalações, então será emitido o Atestado de Regularidade do Corpo de Bombeiros, documento que atesta a regularização do estabelecimento.