Realizar vistoria periódica nos equipamentos e sistemas de prevenção e combate a incêndio dos estabelecimentos comerciais é de suma importância, pois nesse processo é possível saber em qual condições se encontram cada item e seus componentes. Ou seja, se os equipamentos estão em bom estado, logo estarão em condições de funcionamento imediato em caso de incidentes com fogo.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina os prazos para a vistoria de cada equipamento de segurança contra incêndio. De forma geral, as inspeções devem ocorrer entre 15 dias a um ano, a depender do item. No entanto, esse tempo pode ser encurtado, caso a consultoria contratada para o serviço de regularização entenda que seja necessário, para uma maior eficácia da segurança.
Quais são os equipamentos e sistemas de segurança contra incêndio e pânico?
- extintores
- hidrante
- chuveiros automáticos (sprinklers)
- detectores de fumaça ou de temperatura
- alarmes manuais ou automáticos
- placas de sinalização
- iluminação de emergência
- rotas de fuga
- central de gás
Afinal, de quanto em quanto tempo devo realizar a vistoria?
- Hidrante: as mangueiras, esguichos e chaves que formam esse sistema precisam ser avaliados e testados todos os anos. Já as bombas e os acessórios devem ser postos em funcionamento quinzenalmente, por no mínimo 15 minutos.
- Sprinklers (chuveiros automáticos): a cada três meses, as tubulações devem ser limpas e os acionadores e detectores testados
- Alarmes: esses dispositivos devem ser testado também a cada 15 dias.
- Extintores: a validade de um extintor é de um ano. Portanto, sempre que estiver perto de vencer, a recarga deve ser providenciada
Embora a periodicidade da vistoria nos equipamentos e sistemas de proteção contra incêndio esteja bem definida pela ABNT, é possível que seja necessário encurtar os períodos definidos, devido ao tempo desses itens.
“Em um ano pode ocorrer muita coisa, então é importante uma inspeção periódica que sugerimos não ser mais do que a cada três meses, sendo ideal uma inspeção mensal”, diz o consultor em Engenharia de Segurança da GT Fire, Rodrigo Aranha.
Por que contratar uma Consultoria de projeto de segurança contra incêndio?
A regularização junto ao Corpo de Bombeiros as vezes pode se um processo complexo e trabalhoso. Em muitos casos, a emissão do Atestado de Regularidade demanda a elaboração de uma projeto prévio.
Tudo vai depender das condições da edificação e da classificação de risco do negócio. Por isso, a melhor maneira de evitar dores de cabeça é contratar uma consultoria de segurança contra incêndio de confiança para que ela cuide de todo o processo que vai desde a vistoria previa de possível elaboração prévia de projeto até a emissão do documento junto ao Bombeiro.
A consultoria também pode ficar encarregada de realizar as vistorias nos equipamentos e sistemas de proteção contra incêndio!
Se deseja encontrar uma consultoria completa e de confiança para manter seu negócio regularizado junto ao Corpo de Bombeiros, a GT Fire está aqui para te ajudar! Somos uma empresa que há anos está inserida nesse mercado, garantindo o licenciamento dos mais variados negócios.
CLIQUE AQUI e fale com a gente agora, de forma rápida e sem burocracia. Vamos te ajudar a conseguir seu AVCB!