Realizar vistoria periódica nos equipamentos e sistemas de prevenção e combate a incêndio dos estabelecimentos comerciais é de suma importância, pois nesse processo é possível saber em qual condições se encontram cada item e seus componentes. Ou seja, se os equipamentos estão em bom estado, logo estarão em condições de funcionamento imediato em caso de incidentes com fogo.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina os prazos para a vistoria de cada equipamento de segurança contra incêndio. De forma geral, as inspeções devem ocorrer entre 15 dias a um ano, a depender do item. No entanto, esse tempo pode ser encurtado, caso a consultoria contratada para o serviço de regularização entenda que seja necessário, para uma maior eficácia da segurança.

Quais são os equipamentos e sistemas de segurança contra incêndio e pânico?

Afinal, de quanto em quanto tempo devo realizar a vistoria?

  • Hidrante: as mangueiras, esguichos e chaves que formam esse sistema precisam ser avaliados e testados todos os anos. Já as bombas e os acessórios devem ser postos em funcionamento quinzenalmente, por no mínimo 15 minutos.
  • Sprinklers (chuveiros automáticos): a cada três meses, as tubulações devem ser limpas e os acionadores e detectores testados
  • Alarmes: esses dispositivos devem ser testado também a cada 15 dias.
  • Extintores: a validade de um extintor é de um ano. Portanto, sempre que estiver perto de vencer, a recarga deve ser providenciada

Embora a periodicidade da vistoria nos equipamentos e sistemas de proteção contra incêndio esteja bem definida pela ABNT, é possível que seja necessário encurtar os períodos definidos, devido ao tempo desses itens.

“Em um ano pode ocorrer muita coisa, então é importante uma inspeção periódica que sugerimos não ser mais do que a cada três meses, sendo ideal uma inspeção mensal”, diz o consultor em Engenharia de Segurança da GT Fire, Rodrigo Aranha.

Por que contratar uma Consultoria de projeto de segurança contra incêndio?

A regularização junto ao Corpo de Bombeiros as vezes pode se um processo complexo e trabalhoso. Em muitos casos, a emissão do Atestado de Regularidade demanda a elaboração de uma projeto prévio.

Tudo vai depender das condições da edificação e da classificação de risco do negócio. Por isso, a melhor maneira de evitar dores de cabeça é contratar uma consultoria de segurança contra incêndio de confiança para que ela cuide de todo o processo que vai desde a vistoria previa de possível elaboração prévia de projeto até a emissão do documento junto ao Bombeiro.

A consultoria também pode ficar encarregada de realizar as vistorias nos equipamentos e sistemas de proteção contra incêndio!

Se deseja encontrar uma consultoria completa e de confiança para manter seu negócio regularizado junto ao Corpo de Bombeiros, a GT Fire está aqui para te ajudar! Somos uma empresa que há anos está inserida nesse mercado, garantindo o licenciamento dos mais variados negócios.

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