Pernambuco amanheceu em luto no dia 14 de abril de 2023. O incêndio que atingiu o lar temporário Paulo de Tarso, localizado na zona sul do Recife, tirou a vida de cinco pessoas, entre elas quatro crianças, e deixou todos nós profundamente consternados. Embora o estabelecimento estivesse com o Atestado de Regularidade em dia (alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros), o caso chama atenção para que medidas de prevenção a acidentes com fogo sejam sempre tomadas no nosso dia a dia, a exemplo da manutenção das boas condições dos componentes do sistema de rede elétrica e o não uso de aparelhos elétricos muito antigos ou que apresentem condições inadequadas.
A importância de projeto contra incêndio em lar temporário, abrigo, orfanato e albergue assistencial
De acordo com o Estatuto do Desenvolvimento Econômico do Estado Pernambuco (Lei estadual nº 17269/21), todo lar temporário deve apresentar projeto de segurança contra incêndio e pânico junto ao Corpo de Bombeiros. O documento aponta quais equipamentos e sistemas de prevenção e combate a incêndio devem ser instalados no local.
A Legislação diz que os projetos de segurança contra incêndio de estabelecimentos semelhantes a lares temporários, ou seja, destinados a presença de crianças, idosos ou pessoas com dificuldades de locomoção (abrigo, albergue assistencial), devem apontar a presença de extintores, iluminação e sinalização de emergência que ajudam a orientar os ocupantes a achar a saída mais próxima.
Além desses itens obrigatórios, outros equipamentos e sistemas também podem ser instalados como forma de reforçar a segurança contra incêndio. São eles: hidrante, alarmes sonoros manuais ou automáticos com detectores de fumaça e portas corta-fogo.
Outra medida de grande importância para o salvamento de vidas é o treinamento de funcionários em Atendimento Pré-hospitalar.
Portanto, só com a presença desses equipamentos e sistemas, devidamente dimensionados de acordo com o tamanho do imóvel onde funciona o lar temporário, é que podemos afirmar que o local apresenta uma segurança mínima para a presença de pessoas.
Onde encontrar quem faça projeto contra incêndio em Recife?
Como vimos, os projetos de segurança contra incêndio e pânico são documentos técnicos que exigem extremo rigor ao que às leis exigem. São eles que vão guiar a correta instalação dos equipamentos e sistemas de prevenção e combate a incêndio de acordo com o tamanho e para que é destinado o estabelecimento.
Nós da GT Fire, que lamentamos profundamente pelas vidas perdidas no incêndio no lar temporário Paulo de Tarso e desejamos que casos como esse não voltem a acontecer, temos um compromisso de atender os nossos clientes com excelência, oferecendo consultoria do começo ao fim no que se refere ao processo de licenciamento junto ao Corpo de Bombeiros.
Elaboramos projetos contra incêndio, vistorias, treinamentos, entre outros serviços que garantem o Atestado de Regularidade do seu estabelecimento em Recife e região metropolitana. CLIQUE AQUI e fala com a gente.