Recentemente, um incêndio atingiu um galpão que pertence à Cinemateca Brasileira, localizado na cidade de São Paulo. Cerca de quatro toneladas de documentos sobre a história do cinema brasileiro estavam no local. Pensando sobre a perda irreversível de bens importantes, trazemos agora um artigo completo e detalhado sobre como proceder em relação à prevenção de incêndios em galpões.

Um galpão serve para o desenvolvimento de operações logísticas. Esses espaços são utilizados para estocagem, separação e distribuição de mercadorias ou bens de interesse.

Ou seja, os galpões podem ser destinados a vários tipos de materiais. Incluindo alguns com potenciais riscos inflamáveis. Por isso deve atender à normas específicas de prevenção de incêndios em galpões.

Classificação dos riscos de incêndio em galpões

A depender de que tipo de material que se destina o armazenamento de um galpão, os riscos podem ser mais ou menos alto. Confira na tabela detalhada a seguir:

No caso da Cinemateca de São Paulo, os especialistas em prevenção à incêndios classificam como um ambiente de risco alto, devido à carga de incêndio de filmes e papeis de documentos que continham no local.

Prevenção de incêndios em galpões: Brigadas de incêndio

As brigadas de incêndios é um grupo formado por funcionários da empresa ou instituição, credenciados para atuar no combate a incêndio.

As brigadas são previstas pela NBR 14276 através do Artigo 4º: Os voluntários poderão ser servidores ou funcionários, mesmo terceirizados, de um ou mais órgãos, entidades ou empresas, públicos ou privadas.

No caso específico dos galpões, é necessário que pelo menos um a cada 10 funcionários seja treinado para ser brigadista.

Distribuição de equipamentos para prevenção de incêndios em galpões

Os equipamentos de combate a principio de incêndio e sinalizações em galpões devem ser distribuídos por medidas específicas. Veja os detalhes:

Extintores em galpões

Os extintores devem ser distribuídos a cada 15 metros, estando no máximo a 1,60 metros do chão

Hidrante em galpões

O sistema de hidrante deve constar se o galpão tiver no mínimo 750 metros quadrados de área construída.

Reserva de incêndio para prevenção de incêndios em galpões

15 mil litros elevados (caixa d’água)+7,5 mil para chuveiros automáticos ou 54 mil litros subterrâneos + 27 mil para chuveiros automáticos

Iluminação e sinalização de emergência em galpões

Colocar setas indicativas de saída de emergência em todos os pavimentos, acessos, escadas ou rampas. Nos ambientes retilíneos, essas sinalizações devem ser fixadas a cada 20 metros (no máximo).

Imagem: Blog Logística | Via Google

Como conseguir o Atestado de Regularidade para meu galpão?

O Atestado de Regularidade é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros após a vistoria. Esse processo de análise e emissão atesta as condições de segurança do galpão ou depósito.

Mas, em primeiro lugar, é necessário que o responsável pelo galpão providencie um projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico, considerando o tamanho e finalidade do local.

A orientação é contratar especialistas no assunto como a GT Fire. Os técnicos em segurança consideram os detalhes de engenharia e arquitetura, além da finalidade do local, e elabora um projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico completo e adequado, junto às autoridades.

Ou seja, a aprovação é garantida! Clica aqui e faça seu orçamento agora. Ou aqui. para tirar dúvidas.

Evite riscos de prejuízos ou perdas de bens importantes em seu galpão. Na Cinemateca Brasileira, por exemplo, parte da história do cinema foi perdida. Imagine essa surpresa desagradável no seu negócio?