O Plano de Evacuação de escolas, também chamado de Plano de Emergência, estabelece as medidas estruturais e de instalação de sistemas de segurança e acessibilidade corretas de um imóvel para que, no caso de situações de emergência, o abandono imediato de estudantes, professores, gestores e demais funcionários, seja feito da forma mais rápida e segura possível. Além do que se refere às condições do que deve ser instalado ou adequado na edificação, o documento também prepara os funcionários para auxiliarem as autoridades a atuarem no combate ao sinistro e no socorro às vítimas.

O que deve ser apontado no Plano de Evacuação das escolas?

O Plano de Evacuação das escolas deve ser de fácil compreensão. Nele são apontados as seguintes determinações:

  • Quem são os funcionários treinados para os casos de emergência (Saiba mais sobre Brigada de Emergência)
  • Onde ficam armazenados, fixados ou guardados os equipamentos de primeiros socorros, proteção, entre outros itens de segurança
  • Qual a rota mais rápida para se chegar no hospital mais próximo
  • Qual a rota mais rápida para chegar até o posto da polícia mais próximo
  • Quais são os outros pontos de apoio na localidade

Rotas de fuga em escolas

Para a evacuação mais rápida e segura possível dos ocupantes da escola, é importante seguir as seguintes instruções:

A importância de ter uma equipe de funcionários treinados

O Plano de Evacuação prevê também o treinamento de uma equipe de funcionários para que possa atuar em eventuais situações de emergência. O grupo, chamado de Brigada de Emergência, é submetido a treinamentos de Atendimento Pré-Hospitalar (primeiros socorros) e áreas semelhantes de atuação. No Plano de Emergência são apontados quem são os componentes da Brigada de Emergência.

O treinamento de formação da Brigada de Emergência trem níveis que variam entre facultativo, básico, intermediário, fundamental ou avançado. No caso de escolas, a orientação é de que o nível de treinamento da equipe seja do tipo avançado. Assim, os brigadistas da escola poderão agir em casos de engasgos, acidentes em geral e até em situações de atentado à vida, enquanto se espera a chegada dos profissionais de socorro médico.

“O Plano de Evacuação é uma complementariedade do projeto de segurança contra incêndio e emergência, que é um documento obrigatório para estabelecimentos com concentração de pessoas, tal como as escolas. Ele prevê, entre outras medidas, a instalação de sistemas e equipamentos que favoreçam a evacuação do público de forma segura, o que a gente chama de ‘sem pânico’. Situações de ataques em escolas são situações de pânico. Por isso, é importante que haja um Plano de Evacuação no colégio”, detalha o consultor de engenharia de segurança da GT Fire, Thiago Barbachan.

Elabore seu Plano de Evacuação e treine sua equipe de funcionários com quem é referência no assunto

A GT Fire é uma empresa com vasta experiência em projetos de segurança, que atua em Recife e Região Metropolitana. Entre os mais diversos serviços oferecidos, estão consultoria para Atestado de Regularização (licença do Bombeiro), formação de Brigada de Emergência e elaboração de Planos de Evacuação/Emergência.

São anos de mercado, sempre promovendo seus serviços seguindo os mais atualizados padrões determinados pelo Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Bombeiro (Coscipe), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), entre outras e Legislações gerais.

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