O desabamento de parte um condomínio residencial na região de Miami, no estado estadunidense da Flórida, resultou em vítimas e chamou a atenção para as possíveis causas que levaram à tragédia.
O lado do edifício que desabou em Miami tinha treze andares. Foi construído em 1981, numa região de praia.
As autoridades locais e especialistas em engenharia civil investigam o desabamento em Miami. Algumas hipóteses estão sendo levantadas, enquanto vítimas ainda são procuradas nos escombros.
Mas todas as possíveis causas do desabamento em Miami convergem para uma mesma causa: problemas na resistência da edificação.
As análises para os problemas estruturais tinha sido feitas em 2008 por uma empresa de consultoria. Mas o documento, segundo o que se apurou até aqui, não teria sido levado em consideração.
De acordo com especialistas, o trabalho para a resistência da estrutura no solo em regiões próximas de praia tem que ser específica. Por isso as possíveis trazemos as possíveis causas se seguir.
Resistência e afundamento do solo
A resistência do solo é uma das vertentes da investigação sobre o que levou a acontecer o desabamento em Miami.
O afundamento gradual do solo também deve ser analisado. Isso porque, um estudo de 2016 da Universidade de Miami e da Universidade de Pádua, na Itália, concluiu que partes de Miami Beach, estão afundando cerca de 2 a 3 milímetros ao ano.
Nos últimos 80 anos, estima o estudo, algumas residências podem ter afundado de 15 a 20 centímetros.
Deterioração de colunas e na laje da piscina
Um relatório de um engenheiro contratado pelo condomínio revela a existência de danos estruturais já no ano de 2018 no prédio que desabou em Miami.
O consultor, Frank Morabito, identificou diversas rachaduras em colunas, vigas e paredes na garagem e teria indicado aos administradores do edifício a necessidade de reparos urgentes.
O estudo também apontou falha na impermeabilização da laje da piscina e vazamento no escoamento da água.
A importância de contratar uma consultoria
Para cada região e tipo de imóvel, é importante a elaboração de um projeto de segurança completo para evitar tragédias como o desabamento em Miami e outros tipos de tragédias.
A GT Fire analisa cada caso, seja ainda na planta ou na edificação já pronta, e elabora projetos que garantem a segurança dos ocupantes da edificação.
Para qualquer dúvida, fala com a gente agora.
Artigo escrito por Junior Aguiar – Jornalista DRT 5542/PE