A segurança do trabalho no home office consiste em uma série de medidas que deve ser adotada pelo próprio trabalhador para evitar riscos de acidentes em casa, já que a moradia se tornou ambiente de trabalho, principalmente nestes tempos de pandemia.

Estima-se que, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 7,3 milhões de pessoas estão trabalhando em casa no Brasil. E essa tendência não é algo provisório para evitar os riscos de doença por vírus. E sim, um modelo que veio pra ficar na maioria dos negócios.

Por isso, consideramos que o trabalho no home office não quer dizer que o empregado esteja longe dos riscos físicos e de estresses.

Neste artigo completo e atualizado, trazido pela GT Fire, empresa pernambucana especialista em projetos de segurança, queremos que você entenda quais são os possíveis perigos que o trabalhador home office está exposto, como prevenir, além da legislação específica.

O que diz a Lei sobre Segurança do trabalho no home office

A Lei 12.551 de 15 de dezembro de 2011, alterou a redação do artigo 6º da Consolidação das Leis do Trabalo (CLT) para equiparar os efeitos jurídicos da subordinação exercida por meio do teletrabalho.

Ou seja, o trabalho home office não mais se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador há dez anos.

Já a chamada Reforma Trabalhista (Lei 13.467/17) diz que o empregador deverá instruir os empregados, de maneira expressa e ostensiva, quanto às precauções a tomar a fim de evitar doenças e acidentes do trabalho.

O empregado, por sua vez, deve assinar um termo de responsabilidade, comprometendo-se a seguir tais instruções.

O que fazer para ter um ambiente de trabalho mais seguro no home office

Agora que você sabe seus direitos sobre segurança do trabalho no home office, vamos às dicas de prevenção a acidentes e doenças físicas e mentais.

São seis dicas simples que trarão mais qualidade de vida para seu dia a dia no home office.

1. Como evitar riscos de incêndio no home office

O uso inadequado de tomadas e extensões são um risco em potencial de acidentes com descargas elétricas e, consequentemente, início de incêndio.

Portanto, evite ligar vários aparelhos e carregadores de uma só vez numa mesma tomada. O ideal é o uso de extensões elétricas em linha e com fusíveis. Veja na imagem:

Assim, o desligamento dos aparelhos pode ser feito sem riscos de choque elétrico. Além de tudo, quando não estiver usando qualquer aparelho, desligue-o da tomada.

Uma das principais dicas de segurança do trabalho no home office é o uso correto de tomadas e extensões

2. Como evitar dores no corpo no home office

Se vai ficar boa parte do dia sentado numa mesma cadeira, perante uma mesma mesa, é importante entender a altura correta desses móveis para evitar dores e demais lesões no corpo.

Ao sentar, os dois pés devem tocar o chão, com joelhos em 90 graus. Evite tencionar os ombros, e o cotovelo também deve estar em 90 graus. A cadeira tem que ter apoio lombar.

Segurança do trabalho no home office inclui a postura correta perante o computador

3. Como evitar problemas na vista no home office

Ajuste o brilho da tela do computador não muito alta. E também não baixa de forma que tenha que forçar a visão. De toda forma, monte “seu escritório” num ambiente bem iluminado.

4. Como evitar o estresse no home office

A pesquisa “Saúde da Mente & Pandemia”, feito pela Noz Pesquisa e Inteligência em parceria com o instituto Bem Estar, apontou que em 2021, 59% das pessoas estão irritadas mesmo trabalhando sem sair de casa.

O estresse no trabalho pode causar irritabilidade, falta de concentração, ansiedade, depressão e até doenças cardiovasculares.

Um dos motivos do estresse são as situações que levam à falta de concentração e a esses fatores psicossociais, como os barulhos em excesso. Esses ruídos interferem na conversação e na inteligibilidade da fala.

Portanto, aí vai a dica: escolha um cômodo reservado o mais distante possível da rua, aproveite mobílias e revestimento que absorvam o som e torne o ambiente agradável com tapetes e cortinas.

Caso more com mais alguém, peça a colaboração dessas pessoas. Além disso, mantenha o local limpo e organizado.

5. Faça algumas pausas durante o home office

Reservar um tempo para atividades que desacelerem o cérebro e gerem estímulos positivos é de extrema importância para o equilíbrio da mente e da alma.

Primeiro controle o horário do início ao fim do expediente, tendo hora pra começar e terminar. E durante este período, faça pequenas pausas para tomar um suco de fruta, brincar com os filhos ou animais de estimação.

Faça alongamentos e outras atividades físicas também.

Segurança do trabalho no home office também é sinônimo de busca por práticas de descanso do cérebro

6. Evite contaminação química em casa

A exposição a produtos químicos é um risco para todo mundo, independente para quem está ou trabalhando em casa ou não.

No entanto, é preciso saber que produtos de higiene como o álcool em gel, por exemplo, deve ser guardado corretamente, sem o alcance de crianças ou perto do fogão.

Esse e outros produtos devem estar bem rotulados, informando que tipo de produto é aquele.

Dada a necessidade de sair, é importante que, ao voltar, separe as roupas que usou para lavar e não entre em casa de sapato ou chinelos.

Segurança do trabalho no home office: Consultoria completa para qualquer lugar do Brasil

Empregador, empregado, autônomo ou representante do Poder Público, agora você está por dentro das principais informações sobre segurança do trabalho no home office em 2021.

Se tiver alguma dúvida ainda ou precisa instruir seus empregados, fala com a gente agora pelo Whatsapp ou direto pelo site. que poderemos promover uma palestra virtual, completa, sobre essas e outras dicas.

Eis um exemplo: Servidores públicos do Recife participam de palestra sobre segurança do trabalho no home office

Artigo: Junior Aguiar – Jornalista DRT 5542/PE