Um projeto de segurança contra incêndio e pânico é um documento técnico que reúne medidas e planos elaborados para prevenir, controlar e minimizar os riscos de incêndio e outros incidentes relacionados à segurança em edificações e áreas de uso público. Esses projetos são elaborados levando em consideração normas técnicas específicas e as características do local em questão, como tamanho do espaço, número de pavimentos e finalidade do negócio.

Esse documento deve ser elaborado por um técnico especializado em Engenharia de Segurança e submetido à aprovação do Corpo de Bombeiros, sendo esse o processo obrigatório que antecede a emissão do Atestado de Vistoria em alguns casos.

Entre as principais medidas contempladas em um projeto de segurança contra incêndio e pânico estão:

  1. Sinalização de emergência: Instalação de placas indicando as saídas de emergência e outros dispositivos para orientar as pessoas em caso de evacuação.
  2. Sistemas de combate a incêndio: detectores de fumaça, alarmes de incêndio, extintores de diversos tipos, sprinklers, entre outros.
  3. Saídas de emergência: Dimensionamento adequados e de acordo com a legislação local das rotas de fuga, incluindo escadas, corredores e saídas externas.
  4. Controle de materiais inflamáveis: Restrições ou regulamentações sobre o armazenamento e uso de materiais inflamáveis.
  5. Treinamento e planos de evacuação: Preparação das pessoas que frequentam o local para agir de forma segura em caso de emergência, incluindo a realização de simulados periódicos de evacuação (formação de Brigadas de Emergência).
  6. Projeto estrutural: Considerações sobre a resistência ao fogo dos materiais de construção e a disposição das estruturas para minimizar a propagação do fogo.

Vale lembrar que essas são apenas algumas das medidas comuns em um projeto de segurança contra incêndio e pânico, e a sua elaboração pode variar dependendo das características específicas do local e das regulamentações locais e nacionais.

Sobre pavimentos

A quantidade de pavimentos de um imóvel não é o único critério que obriga a elaboração de projetos de segurança contra incêndio.

O documento deve ser elaborado baseado em legislações locais das quais definem critérios no que se refere, além do tamanho da área construída, ao tipo de atividade a ser desenvolvida, que podem ser classificados como “risco alto, médio ou baixo”.

  • Exemplos de empreendimentos de risco alto: postos de gasolina; unidades escolares infantis, casas de festas e eventos, boates e hospitais
  • Exemplos de empreendimentos de risco médio: unidades de ensino fundamental, médio e superior e lavanderias
  • Exemplos de empreendimentos de risco baixo: bancos e empreendimentos imobiliários abaixo dos 750m² de área construída

Buscar uma consultoria especializada em projeto de segurança contra incêndio evita dores de cabeça

Como é possível perceber, o processo de regularização junto ao bombeiro é mais ou menos complexo, a depender do tamanho, finalidade e até mesmo das condições físicas do imóvel.

Por isso, sugerimos que contrate uma consultoria especializada em engenharia de segurança para ficar a frente de todo o processo.

GT Fire é uma empresa especializada em consultoria e elaboração de projetos de segurança contra incêndio e pânico, e pode te ajudar ficando a frente de todo o processo de regularização junto ao bombeiro.

São anos de mercado, oferecendo ainda treinamentos e formação de brigadas de emergência, cursos de Atendimento pré-hospitalar, palestras e muito mais.

CLIQUE AQUI e fale com a gente agora, de forma rápida e sem burocracias