O alarme de incêndio é um item indispensável nos projetos de segurança contra incêndio e pânico. Esse sistema deve ser distribuído na edificação e serve para avisar os ocupantes, através de sinais sonoros, em caso de princípio de incêndio, para que todos possam sair do local imediatamente.
O alarme pode ser acionado manualmente quando alguém percebe a presença de fogo na edificação, mas também há sistemas que disparam automaticamente, por meio de detecção de fumaça ou temperatura.
Para saber se seu imóvel deve ter alarme de incêndio e qual deles – manual ou automático – é o exigido pelo Corpo de Bombeiros para emissão do Atestado de Regularidade, que é o documento que atesta a segurança do local (também chamado de Alvará de Funcionamento), nós da GT Fire – projetos de segurança contra incêndio e pânico, fizemos este artigo detalhado para tirar suas dúvidas.
Quando é exigido alarme de incêndio manual
Os acionadores manuais de alarme de incêndio devem ser instalado em edificações e estabelecimentos específicos, considerando o tamanho do imóvel destinado ao funcionamento do negócio. São exemplos de locais em que esse sistema deve ser instalado:
- Condomínios residenciais com no mínimo 8 metros de altura ou no mínimo 8 pavimentos
- Hotéis e motéis com no mínimo 13 de altura ou no mínimo 25 pavimentos
- Clínicas e hospitais com no mínimo 20 metros de altura ou acima de 4 pavimentos
- Escritórios cujo em imóveis têm no mínimo 13 metros de altura ou no mínimo 20 pavimentos
- Igrejas e demais templos religiosos cujo imóvel tenha no mínimo 7 metros de altura ou mais de 10 pavimentos
- Escolas cujo imóvel tenha no mínimo 7 metros de altura ou mais de 8 pavimentos
- Indústrias, galpões e locais de armazenamento de produtos inflamáveis devem ter alarme de incêndio manual se o local tiver no mínimo 9 metros de altura ou 6 pavimentos
Quantos acionadores manuais devem ser instalados por pavimento?
A quantidade de acionadores manuais de alarme de incêndio a ser instalada é de acordo com o tamanho do percurso que se pode fazer no pavimento para chegar num dispositivo mais próximo. Na prática, a regra é de que o usuário não pode andar ou correr mais do que 30 metros para alcançar a botoeira, considerando o contorno de todos os possíveis obstáculos como portas, corredores, cadeiras, vasos de plantas e mobílias. Ou seja, se tudo isso fizer com que o operador percorra mais do que 30 metros, mais de um acionador manual deverá ser instalado.
Quando é exigido alarme de incêndio automático?
Os alarmes automáticos são acionados assim que detectam algum elemento que denuncie a presença de fogo, como fumaça, alta temperatura ou gás. Veja mais detalhes:
- Detectores de fumaça: são compostos por placas metálicas ligadas por uma corrente elétrica. O ar ionizado conduz a eletricidade entre as placas. Quando a fumaça penetra na câmara, a corrente é interrompida e o alarme é disparado.
- Detector de gás: são sensores que funcionam por meio da oxidação catalítica. O sinal sonoro é disparado quando um gás inflamável entra em contato com a superfície do catalisador, gerando uma reação química que altera a resistência da fiação que liga o detector. A corrente é interrompida e, portanto, o alarme de incêndio é disparado.
- Detector de temperatura: um sensor de temperatura mede o tempo todo a temperatura ambiente. Se o ponto de alarme ajustado ou a taxa de aumento definida é ultrapassada, o detector transmite um alarme de incêndio.
Principais locais em que os detectores de alarme automáticos são exigidos:
- Hotéis e motéis acima de 1.500 m² de área construída ou acima de 12 metros de altura ou acima de 4 pavimentos
- Escritórios acima de 1.500 m² de área construída ou acima de 12 metros de altura ou acima de 4 pavimentos
- Clínicas e hospitais acima de 1.500 m² de área construída ou acima de 8 metros de altura
- Escolas cujo imóvel tenha no mínimo 12 metros de altura ou acima de 4 pavimentos
- Indústrias com no mínimo 2 mil m² de área construída
Precisa de uma consultoria completa para projeto de segurança contra incêndio e pânico?
Nós da GT Fire somos uma empresa de Recife com anos de mercado de regularização de imóveis, atendendo todas as demandas específicas de cada cliente que busca a regularização junto ao Corpo de Bombeiros.
CLIQUE AQUI e fale com a gente agora, de forma rápida, direta e sem burocracias. Realizamos uma vistoria completa no seu condomínio, edifício ou estabelecimento comercial. Queremos te ajudar!