O ano de 2022 nem chegou na metade e a conta de luz já está prevista para ficar mais cara em 2023 em Pernambuco e em todo o Brasil. Isso porque, ao longo de 2021, vários empréstimos foram solicitados pelas distribuidoras de energia elétrica para a garantia do fornecimento de energia diante da crise hídrica que se instalou. Os valores ultrapassam os R$ 10,8 bilhões, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Portanto, o consumidor tem que pensar já de agora como fazer para diminuir esses gastos, e uma das formas é através da energia solar.
A escalada nos valores da conta de energia fez com que o consumidor pagasse R$ 14,20 por cada 100 kWh consumidos em casa e nos edifícios em 2022. Essa tarifa foi estabelecida quando houve a criação, em setembro de 2021, da bandeira escassez hídrica que serve para ajudar a pagar o funcionamento das usinas termelétricas que foram acionadas para o abastecimento de energia durante a forte estiagem.
Em 2021 o Brasil viveu o maior período de estiagem das últimas nove décadas. Sem chuvas, as usinas hidrelétricas, que correspondem a 64% da matriz elétrica do Brasil, estiveram em níveis baixos de produção, o que afetou o fornecimento de energia por esse meio. Daí, o que foi proposto é que o financiamento das distribuidoras seja custeado pelos consumidores a partir de 2023, por meio das contas de luz, até que a quantia do empréstimo seja quitada.
Portanto, ainda que o Governo Federal tenha anunciado a bandeira verde na conta de energia para todos os consumidores em abril de 2022, a possibilidade da volta do aumento no futuro é real!
Veja também
Energia solar é a principal alternativa para economizar na conta de luz
Um sistema fotovoltaico é alimentado pelos raios solares, que é uma fonte de energia limpa e abundante no Brasil. Sendo que Pernambuco e os demais estados Nordeste são ainda mais privilegiados nesse recurso devido à potência de radiação solar da região.
O território de Pernambuco possui um potencial de 79% para a geração de energia solar, equivalente a mais de 77 mil quilômetros quadrados, sendo o primeiro estado a produzir energia fotovoltaica em larga escala.
Portanto, instalar painéis de energia solar nos telhados ou quintais das casas, edifícios ou comércios em Pernambuco é a garantia de um fornecimento de energia limpa, bem mais barata e com a mesma eficiência que a energia da distribuidora convencional. A economia na conta de luz pode alcançar 90%.
Outras formas de economizar na conta de energia em casa e nos edifícios:
- Aproveite a iluminação e ventilação natural abrindo as janelas
- Pinte as paredes e tetos com cores claras
- Troque as lâmpadas pelas do tipo LED
- Se possível, troque os eletrodomésticos velhos por mais novos, pois os mais modernos gastam menos
- Tire os aparelhos eletrônicos das tomadas quando não estiverem em uso
- Diminua o uso de aparelhos como ferro elétrico, chuveiro e máquina de lavar
- Ao sair do ambiente, apague as luzes, ar-condicionado e ventiladores
Sou de Pernambuco e quero economizar 90% na conta de luz utilizando energia solar
A empresa GT Fire é referência em Pernambuco nos mais diversos serviços de regularização de edifícios e agora está no ramo da energia solar porque entende que pode contribuir com uma sociedade mais sustentável.
Então, quer produzir a própria energia solar na sua casa, comércio ou edifício e assim economizar na conta de luz antes que que ela fique ainda mais cara? Clique aqui e fale com a nossa equipe de forma rápida e direta. lhe daremos todo o suporte necessário para sua demanda!