Quando falamos de primeiros socorros em locais privados estamos tratando da obrigação e importância de haver equipes capacitadas para a prestação do Atendimento Pré-Hospitalar (APH) em eventos, escolas, locais de lazer e atividades físicas, restaurantes e edificações empresariais no geral.

O APH é a ação realizada em vítimas de acidentes e mau súbitos, realizada fora do ambiente hospitalar, em geral em regime de urgência, antes da chegada da ambulância.

No caso de paciente graves, esses primeiros socorros podem ser o diferencial entre a vida e a morte. Na prática, as ações de primeiros socorros em locais privados são:

  1. Desengasgo de adultos e crianças
  2. Massagem cardíaca e demais técnicas de reanimação
  3. Contenção de hemorragias
  4. Tratamento de queimaduras
  5. Imobilização de fraturas
  6. Estabilização de vítimas

Vale destacar que o conhecimento de técnicas de primeiros socorros em locais privados não deve apenas se limitar a bombeiros civis lotados no ambiente ou outros profissionais de segurança e saúde.

Qualquer funcionário ou funcionária de uma edificação pode ser capacitado ou capacitada para o que fazer em relação aos primeiros socorros nos casos de emergência com vítimas.

Para entender melhor a importância da capacitação em primeiros socorros em locais privados, vamos detalhar a seguir algumas situações possíveis, considerando os locais mais comuns de acontecerem acidentes.

APH em escolas, creches e jardins de infância

As escolas e os demais ambientes que reúnem crianças são locais com grande potencial de situações de engasgos. As crianças podem se engasgar com comida, com um brinquedinho ou qualquer outro objeto ao botar na boca.

Daí a importância de professores e gestores saberem como identificar uma criança engasgada e realizar as técnicas de desobstrução das vias aéreas.

APH em restaurantes e bares

Aqui consideramos os engasgos independentemente da idade. Então, em se tratando de locais privados, vamos destacar a importância de funcionários de restaurantes e estabelecimentos similares estarem aptos a realizar técnicas de desengasgo nos clientes.

Ainda em se tratando de bares e restaurantes, as técnicas de primeiros socorros baseadas nos conceitos de APH também versam sobre o tratamento de queimaduras. Afinal, como esses locais têm cozinhas, acidentes com fogo ou objetos e comida quentes têm potencial de incidência.

APH em eventos temporários e/ou casas de shows

Os eventos temporários são a promoção de algum entretenimento que em que haja concentração de pessoas, em uma área preparada ou fixamente voltada para essas atividades.

Os exemplos de eventos temporários mais comuns são: shows de música, feiras, formaturas, festivais, circos, congressos e comemorações.

Esses eventos podem acontecer em locais abertos, cobertos, ginásios, estádios ou em edificações próprias para o tipo, como casa noturnas, centros de eventos ou até estruturas provisórias construídas especificamente.

Portanto, se há concentração de pessoas, é importante a presença de equipes destinadas ao socorro em possíveis situações de pânico.

Vale destacar ainda que os de eventos temporários e casas de shows existem legislações específicas de presença de equipamentos de segurança, projetos contra incêndio e pânico e formação de brigada. Clique AQUI e saiba mais.

APH em ambientes de lazer

Ambientes de lazer, na maioria das vezes, é sinônimo de concentração de pessoas. Alguns exemplos de ambientes de lazer privados são: centros esportivos e clubes em geral.

Nesses locais há possibilidade de fraturas, pancadas, traumas e até paradas cardíacas.

APH na indústria

Quando falamos de APH na indústria, estamos querendo dizer que é indispensável que pessoas capacitadas para prestar primeiros socorros em ambientes como: fábricas, edificações de armazenamento e usinas, onde os mais diversos acidentes podem acontecer.

Daí a importância não só da capacitação em primeiros socorros em locais privados, mas também estar conforme as leis de segurança do trabalho.

 

Também pode ser importante para você:

 

Como formar uma Brigada de Emergência na minha empresa ou edificação empresarial?

As Brigadas de Emergência são formadas por funcionários das próprias edificações. As equipes são aptas a atuar no combate a princípio de incêndio, liderar uma evacuação segura, orientar as autoridades com base no Plano de Emergência e, claro, prestar atendimento pré-hospitalar às vítimas.

As Brigadas de Emergência são formadas a partir de um curso de formação. Funcionários e funcionárias devem ser selecionados para o curso ou o trabalhador ou trabalhadora podem se voluntariar.

A formação das Brigadas é regulamentada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através da Norma Regulamentadora 14276:2020.

Para saber mais sobre a formação de Brigada de Emergência, projetos de prevenção a incêndios e pânico, curso de atendimento pré-hospitalar em locais privados, palestras sobre prevenção a acidentes, entre outros assuntos do tipo, é só CLICAR AQUI que vamos te ajudar.