Os acidentes com fogo têm causas diversas e, infelizmente, são comuns de acontecer. Mas para todas as situações existem formas de prevenção e combate de agravos. Por isso, é importante entender que existem classes de incêndio.
Basicamente existem cinco tipos de classes de incêndio, de acordo com as legislações que versam sobre prevenção a acidentes no Brasil.
Para cada classe de incêndio existem equipamentos específicos e formas de atuação. E essas instruções não devem se limitar apenas aos bombeiros.
A Norma Brasileira 14276 versa sobre a formação de Brigadas de Segurança nas edificações. Ou seja, qualquer funcionário de uma edificação pode ser um agente de combate a incêndio.
Além disso, existem tipos de extintores. Ou seja, para cada tipo de princípio de incêndio, existe um material específico adequado de combate ao fogo.
Então, agora que contextualizamos a importância de haver e entender quais os tipos ou “classes de incêndio”, vamos detalhar cada uma delas.
Quais são as classes de incêndio?
Como dissemos acima, são cinco as classes de incêndio:
Classe de incêndio “A”
O incêndio classe A é caracterizado por envolver materiais incendiados sólidos, como tecidos, madeira, algodão, papel, borracha, plástico e etc. Os extintores a serem utilizados são os à base de água pressurizada ou de espuma.
Classe de incêndio “B”
O incêndio classe B são ocasionados por líquidos e gases inflamáveis, ou ainda por sólidos que se liquefazem. Exemplos: álcool, a gasolina, a parafina, os óleos, as tintas, etc.
Nestes casos, os extintores indicados são os de pó químico e de gás carbônico.
Classe de incêndio “C”
O incêndio classe C são ocasionados por equipamentos eletrônicos energizados, como eletrodomésticos, geradores, transformadores, etc. O seu combate deve ser feito com extintores de pó químico.
Classe de incêndio “D”
Na categoria classe de incêndio D, o fogo acontece em metais combustíveis, como é o caso do sódio, do selênio, do magnésio, do potássio, do zinco, alumínio e etc. Nesses casos são usados os extintores para materiais pirofóricos.
Classe de incêndio “K”
O incêndio classe K envolve fogo em gorduras animais ou óleos vegetais. Ocorre geralmente em cozinhas, principalmente as industriais. Neste caso, o extintor utilizado será o de agente saponificante.
Você pode interessar também:
Como formar uma Brigada de Incêndio na sua empresa
As Brigadas de Incêndio ou Brigadas de Emergência são formadas por funcionários das próprias edificações. Além de atuar no combate ao fogo em cada classe de incêndio, os colaboradores são aptos a liderar uma evacuação segura, orientar as autoridades com base no Plano de Emergência e até prestar atendimento pré-hospitalar às vítimas.
As Brigadas de Emergência são formadas a partir de um curso de formação. A administração pode selecionar os funcionários e funcionárias para o curso ou cada trabalhador pode se voluntariar.
Se deseja saber mais sobre formação de Brigada de Emergência, projetos de prevenção a incêndios e pânico, Plano de Emergência, curso de atendimento pré-hospitalar, palestras sobre prevenção a acidentes, entre outros assuntos do tipo, é só CLICAR AQUI que vamos te ajudar.
Artigo escrito por Junior Aguiar – jornalista DRT 5542/PE e produtor de conteúdo web