Instalar uma porta de corta-fogo é importante não apenas para ter a liberação do Corpo de Bombeiros para o uso do seu imóvel, seja ele residencial ou comercial. Ter esse equipamento é sinônimo de que em caso de algum incidente, vidas serão salvas.
Segundo os especialistas, não basta apenas instalar as portas corta-fogo. Para manter um ambiente dentro das normas de segurança, é preciso fazer manutenções nos componentes da porta.
Segundo os especialistas, as molas são a parte da porta que mais precisam de cuidados, são elas que mantém a porta fechada. “Portas corta-fogo não fechadas totalmente, são um convite para entrada da fumaça na escada de emergência, tornando o único local utilizado para evacuação da população em edificações verticais, indisponível para rota de fuga” comenta o especialista no assunto, Thiago Barbachan da GT Fire.
A manutenção desses equipamentos passam ainda pela lubrificação, manter pintura com tinta anti chama, verificar se as fechaduras abrem e fecham bem, não manter lixo e outros possíveis obstáculos no caminho da porta e manter destrancadas nas áreas de uso comum (exceto em locais com bombas e geradores para evitar o acesso de crianças e outras pessoas, não autorizadas).
Geralmente, a manutenção das portas corta-fogo acontece a cada seis meses, mas isso não quer dizer que o zelador, porteiro, síndico ou proprietário pelo imóvel estejam atentos sempre com o funcionamento do equipamento e acionem especialistas na prevenção acidentes, como a GT Fire que disponibiliza esse e outros serviços no ramo.
LEMBRE-SE que, essas regras são ESSENCIAIS para liberação do Corpo de Bombeiros
Entre em contato conosco e tire todas suas dúvidas (81) 99949 6812
GT Fire Projetos de Incêndios